Para exercer um bom governo o príncipe necessita ser temido impondo regras e normas, sem massacrar seu povo, mas assim fazer para criar ordem e disciplina, exercendo assim sua autoridade.
Para Maquiavel, só há duas formas de governo: o Principado (governado por somente uma pessoa), e a República (governado por mais de uma pessoa).
Para obter êxito em seu governo, o príncipe deve sempre que possível ser bom, porém mau quando necessário. As circunstâncias para Maquiavel justificam determinadas ações. O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, religioso, basta que aparente possuir tais qualidades.
Nicolau Maquiavel, nascido na segunda metade do século XV, em Florença, na Itália, trata-se de um dos principais intelectuais do período chamado Renascimento, inaugurando o pensamento político moderno.
8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos
Com base na opinião dos especialistas João Luís e Adela Stoppel, confira algumas dicas do que deve ser feito para exercer a autoridade: – Pais educam pelo exemplo. Assim, o diálogo começa pela forma de relação entre o casal. ... – Pais que tem autoridade transmitem segurança para o filho.
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder.
O príncipe que vive despreparado em função da Fortuna apenas atrairia desonra e fracasso, mas o de Virtù procura utilizá-la, controlá-la da tal forma que lhe possa ser útil. É nesse sentido da Fortuna que se debruça este trabalho, isto é, procura esclarecer acerca da (in) determinabilidade da Fortuna.
Conforme afirma Francisco Welffort (2001) sobre Maquiavel, “a atividade política, tal como arquitetara, era uma prática do homem livre de freios extraterrenos, do homem sujeito da história. Esta prática exigia virtú, o domínio sobre a fortuna”. (WELFFORT, 2001, p. 21). Não pare agora...
Publicado em 08/2018. Elaborado em 10/2017. A obra de Maquiavel – polêmica, mas sempre presente no discurso político – embora produzida há mais de meio milênio, ainda pode ensinar, e muito, a sociedade marcada pelo frenesi do imediatismo.
Além disso, fez surgir no imaginário e no senso comum a ideia de que Maquiavel seria alguém articuloso e sem escrúpulo, dando origem à expressão “maquiavélico” para designar algo ou alguém dotado de certa maldade, frio e calculista.
Assim, a originalidade de Maquiavel estaria em grande parte na forma como lidou com essa questão moral e política, trazendo uma outra visão ao exercício do poder outrora sacralizado por valores defendidos pela Igreja.
Quais os benefícios de comer um ovo cru?
Como ativar ok google android?
Como saber se estou obcecada por alguem?
Como postar 3 fotos de uma vez no Instagram?
Qual é o número que representa o amor?
Pode tomar Amoxicilina por 5 dias?
Para que serve cha da folha de amora?
O que é Assistência Social Quais são os objetivos e princípios da Assistência Social?
É bom comer fruta antes de dormir?
O que são indústrias de base Cite dois exemplos?
Qual a melhor pomada para clarear cicatriz?
Como saber se minha matrícula foi aprovada?
Tem como apertar uma aliança de prata?
Como saber qual gás é mais solúvel em água?
Quanto tempo demora pra agua ir para bexiga?
Qual o tipo de câncer do Davi Mateus?