Hash Generator é um programa gratuito para Windows capaz de gerar 15 tipos diferentes de hashes ou checksums. Ele suporta a maioria dos hashes populares, incluindo a família MD5 , SHA e CRC32, basta adicionar o arquivo e clicar em “Generate Hash” para calcular os diferentes hashes do arquivo.
Procedimentos para obter o código hash A função criptográfica hash é um algoritmo utilizado para garantir a integridade de um documento eletrônico, de modo que, um perito técnico possa comprovar que não houve alteração neste documento desde a época em que este foi transformado.
O resumo hash é um texto de tamanho fixo e deve conter apenas informação numérica na base hexadecimal (números de 0 a 9 e letras de A até F). Na tabela 1, são apresentados exemplos de resumo digital hash (texto de saída) do texto “The quick brown fox jumps over the lazy dog” (texto de entrada).
Para verificar a integridade do seu arquivo ISO baixado, gere a soma de verificação em SHA256 e compare-a com a soma de verificação presente no arquivo sha256sum. txt .
hash — Hashing de um número de cartão de crédito para uso como impressão digital.
E com isso você conferiu como fazer o cálculo e comparação do hash de arquivos com C# e VB.NET. Essa metodologia pode ser utilizada para, por exemplo, validar o download de arquivos através de uma API na sua aplicação. Uma última alteração que podemos fazer nesse exemplo é trocarmos o algoritmo de hash de MD5 para SHA-256.
No meu caso eu fui até a pasta Desktop, que é onde o meu MD5sum esta e depois dei o comando. Para gerar um arquivo de texto com a hash basta dar o mesmo comando que foi dado no Linux.
Como mencionado anteriormente, apesar de ainda ser amplamente utilizado, o algoritmo MD5 não é mais criptograficamente confiável e deve ser substituído pelo SHA. Para trocarmos o algoritmo de hash, basta fazermos uma alteração na hora de criarmos o hash, trocando o algoritmo de MD5 para SHA-256.
Essa implementação pode ser utilizada para comparar o hash de dois arquivos diferentes, detectando se eles são exatamente o mesmo arquivo ou não. Como você pode conferir no artigo, a comparação dos hashes pode ser feita byte a byte através do método Enumerable.SequenceEqual.