Além da exploração de elementos concretos, é necessário explorar elementos simbólicos, como músicas e histórias, por exemplo. “Criar momentos de reflexão e, a partir da observação e escuta, que o professor perceba o que é pertinente e necessário para os pequenos”, sugere Gastaldi.
As crianças adoram essas atividades, que proporcionam muito prazer e ao mesmo tempo auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora ampla e do esquema corporal, além de estimular a socialização, a oralidade e o envolvimento integral do grupo.
Ao se tornar protagonista, a criança: Aprende a fazer escolhas e considerar as consequências de suas atitudes, tanto para si mesma como para as pessoas ao seu redor. Tem o direito de ser quem ela é, e da mesma forma enxerga o outro, com empatia e respeito às diferenças.
Na prática do dia a dia Para a especialista, garantir o direito de participar implica dar protagonismo para as crianças em seu processo de aprendizagem, envolve planejar vivências nas quais possam decidir e escolher suas brincadeiras, com quem brincar, do que brincar, como brincar.
Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.”
“A exploração para as crianças é uma forma de conhecer o mundo, as pessoas e a si mesmas”, explica a psicóloga e doutora em Educação, Beatriz Ferraz. ... Além disso, a exploração colabora para que as crianças desenvolvam iniciativa e persistência.
No dia a dia esse direito pode ser garantido com algumas estratégias, conforme afirma a consultora sobre Educação Infantil, Maria Virgínia Gastaldi. “Boa parte das atividades ajudam a garantir esse direito, mas há estratégias para pensar especificamente sobre ele”, comenta.
Pensando especificamente na educação infantil, o documento indica 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que, em concomitância com os temas propostos nos campos de experiência, apontam as perspectivas de aprendizagem nesse período de estudos. Entenda mais!
Como visto, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, conforme determina a Constituição Federal. A Constituição também determina que os Municípios é que devem atuar de maneira prioritária no ensino fundamental e na educação infantil (art. 211, § 2º, CF).
Para a especialista, garantir o direito de participar implica dar protagonismo para as crianças em seu processo de aprendizagem, envolve planejar vivências nas quais possam decidir e escolher suas brincadeiras, com quem brincar, do que brincar, como brincar.
Como saber se a madeira e dura?
Como fazer um nome empresarial?
Como ganhar dinheiro com market place?
O que fazer para crescer depois dos 18 anos?
Como montar uma empresa de drinks?
Como receber um aluno com autismo na escola?
Como você acha que ficou a água depois de passar pelo filtro?
Qual o investimento para abrir um espetinho?
O que preciso para começar atendimento de estética a domicílio?
Como mudar o visual de menina para mulher?
Como montar um plano de negócios em 8 passos simples?
Como trabalhar com entrega de produtos comprados pela internet?
Como era a situação econômica do Brasil nos primeiros anos de sua independência?
Como funciona a massa plástica?
Como montar um look estiloso masculino?
Como ficou a água depois de passar pela garrafa por que isso ocorreu?
Como trabalhar com roupas por encomenda?
O que é necessário para vender quentinhas?