Sob a perspectiva de uma economia monetarizada, os funcionários de uma oficina costumavam receber um salário em troca de uma jornada de trabalho. Além disso, vemos que a oficina congregava a matéria-prima e as ferramentas necessárias à produção. O dono de uma oficina era conhecido como o mestre-artesão.
A hierarquia das corporações de ofício eram bem rígidas, se instituíam de: Mestres: o dono da oficina Oficiais: trabalhadores especializados em sua maioria parentes do mestre Os aprendizes: eram jovens em sua maioria que tentavam aprender um ofício8.
No século XI, a Europa medieval passou por grandes transformações. Com o renascimento urbano, as atividades comerciais foram impulsionadas, tendo no artesanato a principal forma de produção da época. ...
Os aprendizes recebiam comida, moradia e ensinamentos de seus mestres artesãos, em troca da ajuda no trabalho, em geral, com o consentimento dos pais; Jornaleiros: após concluir o aprendizado, os aprendizes tornavam-se jornaleiros, ou seja, podiam trabalhar para um mestre e receber salários.
Dentro dessas configurações estavam também as Oficinas Medievais, que nada mais eram que um vassalo do senhor Feudal, mas nesse caso um artesão, que ficava instalado na terra e em troca de recursos e proteção, oferecendo seus serviços como um meio de “pagamento”.
Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção. Na Alta Idade Média, as atividades artesanais estiveram restritas às necessidades de um mesmo feudo. ... Progressivamente, o trabalho artesanal foi incorporando um significativo número de pessoas e se organizou de forma mais complexa.
Eram formadas hierarquicamente por Mestres (donos das oficinas que possuíam os maiores conhecimentos no ramo), Oficiais ou Companheiros (trabalhadores remunerados e mais experientes) e os Aprendizes (trabalhadores não remunerados no início da profissão).
Nesse período, dada a autossuficiência da sociedade, a primeira forma de organização da produção foi o artesanato, em que o artesão era o dono dos meios de produção (instalações, ferramentas manuais e matéria-prima), realizando todas as etapas do processo de produção. ...
Durante o século XI a Europa se encontrava num regime feudalista com o início da Baixa Idade Média. Foi nesse século que pequenas cidades começaram a surgir e se popularizar, criando uma população urbana que mais tarde se tornaria a burguesia. ... Durante esse século a cultura medieval atinge seu apogeu.
Na Alta Idade Média, as atividades artesanais estiveram restritas às necessidades de um mesmo feudo. Geralmente, um artesão se fixava em uma propriedade oferecendo os seus serviços em troca da proteção e dos recursos disponíveis na propriedade feudal.
Dessa forma, a corporação tendia a ser uma forma prática de defesa dos interesses dos artesãos. Estas haviam de todas as “categorias” como, por exemplo: dos sapateiros, dos carpinteiros, dos ferreiros, dos alfaiates, dos construtores, dos artesãos dentre outras mais.
Apesar de demonstrarem tal configuração, as oficinas medievais não podem ser simplesmente equiparadas ao ambiente fabril que se instala com a Revolução Industrial, no século XVIII.
Quando começou e quando terminou a Idade Média? Como mencionado, a Idade Média é assim chamada dentro de uma periodização, estipulada pelos historiadores, que a determina entre os anos de 4.
Qual é a fórmula para calcular porcentagem no Excel?
Como tirar batom matte sem removedor de maquiagem?
Quais são as palavras tônicas?
Como Consertar uma caixa de descarga?
Como tirar o atalho da tela inicial do Xiaomi?
Quanto à categoria os veículos se classificam em?
Como tirar as páginas que abrem sozinhas no Internet Explorer?
Como são classificados os veículos?
Como autenticar dois fatores Facebook?
Qual o conceito da bacia hidrográfica?
Como tirar mancha de batom de roupas coloridas?
São exemplos de custos estruturais fixos?
Como retirar algo de uma imagem no Photoshop?
O que fazer para melhorar a diabetes tipo 2?
Como se classificam os músculos quanto ao controle do sistema nervoso e ao aspecto histológico?
O que fazer para tirar berne da cabeça?