As Corporações de Ofício na Idade Média europeia eram organizações de profissionais dedicados a um saber técnico específico, sendo organizados de acordo com o grau de experiência do trabalhador, ficando "no topo" os mais experientes, os mestres-artesãos, e na "base" os menos experientes, os aprendizes.
(Cescem-SP) As corporações de ofícios eram organizadas com o objetivo de: ... proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.
As Corporações de Ofício eram ambientes também de aprendizado do ofício e de estabelecimento de uma hierarquia do trabalho. A própria organização interna das Corporações de Ofício era baseada em uma rígida hierarquia, composta por Mestres, Oficiais e Aprendizes.
A classe de burgueses era formada por diversos tipos de trabalhadores (comerciantes, artesãos, alfaiates, sapateiros, ferreiros, carpinteiros, marceneiros, artistas, mercadores) os quais estavam imbuídos de ideais mercantilistas, tal qual o acúmulo de metais preciosos (metalismo), o monopólio e o controle estatal.
As corporações de ofício eram associações que surgiram na Idade Média, principalmente a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades. As associações protegiam os associados contra a concorrência e os amparavam na velhice e na doença.
Eram formadas hierarquicamente por Mestres (donos das oficinas que possuíam os maiores conhecimentos no ramo), Oficiais ou Companheiros (trabalhadores remunerados e mais experientes) e os Aprendizes (trabalhadores não remunerados no início da profissão).
As corporações de ofício também marcaram a cena do renascimento urbano da Baixa Idade Média. Dentre as características apresentadas abaixo, quais delas não se enquadram nas corporações de ofício. Seu objetivo era agrupar os negociantes do lugar para manter o monopólio do comércio local.
(Vunesp-SP) Sobre as associações dos importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu: Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano. as universidades medievais. a atuação das ordens mendicantes.
Outros destaques que podem ser feitos sobre a Idade Média são o Império Bizantino e o estabelecimento da Inquisição. Assuntos também relevantes são a cultura e a ciência medievais ...
Essa afirmação é feita porque a maior parte da população vivia nos feudos, que eram grandes áreas cercadas e isoladas uma das outras, com uma economia quase auto-suficiente. Desse modo, costuma-se dizer que o comércio de produtos praticamente desapareceu no período medieval.
Como responder no Google Docs?
Quais as principais marcas de chocolate do Brasil?
Qual é o primeiro dia da semana para os judeus?
Qual a margem de lucro em cima de um produto?
Como solicitar poste de luz na rua?
Qual a diferença entre conta comercial para criador de conteúdo?
Quem teve surto psicótico pode beber?
Como consultar o auxílio merenda pelo CPF?
Fez cirurgia para parecer coreano?
Como aliviar os sintomas da menstruação?
Pode guardar ovo fora da geladeira?
Como calcular o perimetro de um quadrado?
Como resolver o problema do OpenGL?
Quantos inscritos precisa para começar a ganhar dinheiro no YouTube?