Ritos. Os rituais da Umbanda visam evocar o Orixá ancestral e toda sua hierarquia composta por Orixás menores, Guias e Protetores. Os rituais não têm forma ou modo definido de modo que variam de casa para casa e estão subordinados às decisões de cada Pai-de-santo e cada entidade protetora do terreiro.
O ritual é iniciado com um pedido de proteção aos orixás (deuses africanos) protetores do terreiro. Também é feita uma defumação do ambiente, do peji, dos médiuns e do público, para preparar a chegada das entidades. Ao som dos atabaques, as entidades baixam.
O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa.
Rituais do Candomblé Em ritmo de dança, ao som de batidas de tambores, com oferendas de vegetais, minerais e sacrifício de alguns animais, os filhos de santo invocam seus orixás para que os incorporem em seus rituais.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.
São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
O ritual de iniciação é um passo muito importante e definitivo para as Crenças de matrizes africanas, das quais são adeptas muitas pessoas no Brasil. Para aquele que é adepto da Umbanda, a iniciação traz inúmeros benefícios em sua vida, e pode melhorar a vida de pessoas ao redor.
Sabendo como funciona a Umbanda, você entenderá que as oferendas, por sua vez, são usadas para que o espírito consiga exercer um maior controle sobre o médium. É uma espécie de agrado que também serve para fazer a limpeza do aparelho.
A partir desta edição vamos falar sobre rituais e particularidades da Umbanda praticada no Terreiro do Pai Maneco. Os rituais na Umbanda são diversos e cada terreiro deu001fne os seus, assim como também suas regras e u001flosou001fa de trabalho. É extremamente importante que os médiuns conheçam o signiu001fcado desses ritos.
A Umbanda é uma religião que cultua os Orixás, mas têm outras que também o fazem, então os Orixás estão acima, eles são muito maiores do que a Umbanda e por essa razão cantamos para eles primeiro. Lembrando que cada Casa tem a sua sequência de fazer o Ritual - não existe certo e errado, existe fundamento.
Como excluir um sócio de uma sociedade limitada?
Como tirar Acrigel passo a passo?
Como retirar reclamação no Banco Central?
Como tirar permissões de aplicativos do Facebook?
Como usar o Gmail com o meu domínio?
Como ver a ficha financeira do RN?
Para que serve o GPS em levantamento topográfico?
Para que que serve Neutrofer prev?
Como usar o tradutor do Google no WhatsApp?
Como funciona o Google Play jogos?