O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo. O hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, pelo que, uma lesão do lado esquerdo do cérebro poderá causar problemas de movimentos ou falta de força do lado direito do corpo.
Cada hemisfério do cérebro é dominante para alguns comportamentos. Por exemplo: aparentemente o hemisfério direito é dominante para habilidades espaciais, reconhecimento de faces, visualização mental e música. O lado esquerdo é mais especializado em habilidades de linguagem, matemática e lógica.
Lado esquerdo: responsável pela interpretação “lógica” das situações. A parte do cérebro que analisa os dados e que busca as razões que justificam os acontecimentos.
Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito.
O lado direito do cérebro é considerado artístico: relacionado à observação e interpretação do mundo ao nosso redor. É ele quem analisa as situações em geral e oferece uma resposta imediata - ao contrário do lado esquerdo que segue uma série de passos cuidadosos.
O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.
O lado direito do cérebro é considerado artístico: relacionado à observação e interpretação do mundo ao nosso redor. É ele quem analisa as situações em geral e oferece uma resposta imediata - ao contrário do lado esquerdo que segue uma série de passos cuidadosos.
O lado esquerdo do cérebro é o hemisfério racional, que controla os pensamentos lógicos e analíticos, além das funções físicas.
Hipocampo O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.
Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.
Em resumo, cada hemisfério cerebral é responsável por desenvolver e processar os estímulos capturados em seu corpo oposto (meio corpo). O hemisfério direito é responsável por ‘sentir’ os estímulos que foram dados na parte esquerda do corpo.
Hoje é muito questionada a tese de que os hemisférios cerebrais possuem uma divisão de tarefas rígida. Algumas funções específicas realmente são privilégio da esquerda ou da direita, mas tudo indica que muitas tarefas funcionem em um esquema de mutirão, em que o papel de cada área varia dependendo da necessidade.
Se o hemisfério dominante é o lado direito do cérebro a pessoa será canhota. Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos.
Como o hemisfério cerebral direito está estruturado? O hemisfério cerebral direito constitui a metade superior e direita do cérebro. Essa estrutura, como sua contraparte esquerda, abrange metade dos cinco grandes lobos cerebrais:
Quem foi o capitão que Zaraki matou?
Para que é indicado o remédio Musculare?
Quantos litros de água o elefante?
É possível ganhar dinheiro com Hotmart?
Qual a data para declarar Imposto de Renda em 2021?
Qual alternativa não apresenta uma função do sistema cardiovascular?
Qual o animal que representa a sabedoria?
O que são hotspots quais são os mais ameaçados no Brasil?
O que é um auxiliar de topografia?
De quem é a responsabilidade do ECA?
Quais são os 3 componentes da remuneração total?
Como mudar de categoria B para C?
Quais são os direitos humanos ONU?
Qual a área que dá mais dinheiro no Brasil?
O que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?
Quais as desvantagens de ser um microempreendedor individual?