O que é fertilizante e como ele funciona O fertilizante é um suprimento mineral ou orgânico essencial para a terra das plantas. Ele age nutrindo diretamente às plantas, favorecendo seu crescimento. Existem fertilizantes químicos e naturais, além de que podem ser adquiridos em pó, grãos, pastilhas ou líquido.
Feitos de matéria orgânica, os adubos foram os primeiros a surgir, e são usados desde a antiguidade, quando antigos agricultores perceberam os benefícios de elementos orgânicos decompostos para o enriquecimento do solo. Os fertilizantes, por outro lado, são mais modernos, e muitas vezes são sintéticos. Mas atenção!
Química. Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. ... Esses nutrientes são retirados do solo e, depois, quando as plantas morrem, elas se decompõem e devolvem tais nutrientes à terra, o que possibilitará que outras plantas possam usar esses nutrientes para crescer.
Em geral, os fertilizantes minerais são sais inorgânicos de diferentes solubilidades. A eficiência agronômica depende da sua solubilidade e das reações químicas com os solos. ... O fertilizante misto é a mistura de dois ou mais elementos simples, contendo pelo menos dois dos três nutrientes primários (N, P e K).
Fertilizantes são substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes vegetais responsáveis pelo bom crescimento e desenvolvimento das plantas.
A resposta é fácil: fertilizantes são substâncias com a função de fornecer nutrientes para o desenvolvimento das plantas via solo ou foliar, com o objetivo de melhorar a produção nas plantações agrícolas.
Adubos são feitos de material orgânico, com substâncias que são encontradas na natureza. Por não conterem todos os nutrientes dos quais um solo pobre necessita, seu tempo de ação é mais demorado. Já os fertilizantes são materiais sintéticos produzidos em laboratório, onde diferentes produtos químicos agem no solo.
Já os fertilizantes são materiais sintéticos produzidos em laboratório, onde diferentes produtos químicos agem no solo. Eles são indicados, principalmente, se o solo afetado estiver muito pobre em nutrientes e sua ação é imediata.
Podemos classificá-los, como:
O fertilizante é simplesmente um material adicionado aos solos ou com aplicação direta nos tecidos vegetais que contém nutrientes essenciais para o crescimento e saúde da planta. Geralmente, isso significa que adicionamos Fósforo (P), Nitrogênio (N) e Potássio (K), os 3 nutrientes mais exigidos pelas plantas.
Os fertilizantes podem ser aplicados na lavoura via solo, irrigação (fertirrigação) ou pulverização (adubação foliar). A aplicação via solo é realizada na semeadura e na adubação de cobertura. Durante a semeadura, o fertilizante é aplicado ao solo junto com o plantio.
As taxas de aplicação de fertilizantes para o rendimento econômico ótimo são as taxas que resultam no lucro máximo. Albin Hubscher, presidente e CEO do International Fertilizer Development Center, concedeu uma entrevista muito interessante sobre esse tema, a qual vou trazer as principais ideias aqui.
E adubação por pulverização: ideal para o uso de fertilizantes foliares, também diluídos. Assim os fertilizantes, sejam minerais ou orgânicos, são compostos que desempenham função primordial no desenvolvimento das plantas, fornecendo ao solo os nutrientes que elas necessitam para germinar e produzir folhas, sementes e frutos.