Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.
Foram registrados no Brasil cerca de 450 agrotóxicos. Desses, apenas 52 apresentam baixa toxicidade. A Anvisa manifestou que agrotóxicos banidos em países como China, Estados Unidos e países da União Europeia têm atualmente como principal destino o Brasil. Aqui são usados pelo menos dez produtos banidos nesses países.
O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Os agrotóxicos se esvaem pelos rios, impregnam o solo e alcançam às águas subterrâneas. Nesse caso, rios e lagos podem entrar em contato com o produto mediante o lançamento intencional e por escoamento superficial a partir de locais onde o uso de agrotóxicos é realizado.
Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (BRASIL, 2002; INCA, 2021).
25 curiosidades que você vai gostar
Os agrotóxicos podem ser classificados, de acordo com a praga a que se destinam, como inseticidas (contra insetos em geral), larvicidas (contra larvas de insetos), formicidas (contra formigas), acaricidas (contra ácaros de plantas) carrapaticidas (contra Garrapatos de animais), nematicidas (contra nematóides parasitas ...
Conhecidos também como agroquímicos ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos utilizados, em especial, no setor de produção agrícola, para proteger plantas e grãos de pragas e doenças que possam, em questão de poucos dias, comprometer o desenvolvimento de plantações inteiras.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
O consumo contínuo do herbicida também pode causar câncer, sendo os mais comuns de mama, cerebral, pulmonar e de próstata; Infertilidade, pois os componentes tóxicos presentes nos pesticidas podem afetar a taxa de fertilidade de homens e mulheres, e também alterar a qualidade dos espermatozoides; Doenças nos rins , já ...
Como terminar uma correspondência?
Como ocultar uma célula no Excel?
Como o impulso nervoso passa de um para o outro?
Como utilizar a caixa de listagem no Excel?
Como utilizar bandana ciclismo?
Como ocultar linhas vazias no Excel automaticamente?
Como usar a bombinha de tirar leite Lillo?
Pode usar babosa para clarear a virilha?
O que é faixa de opção do Word?
Como usar a base em pó da Make B?
Como ocultar parte de uma planilha no Excel?
Como ocultar a barra de tarefas na segunda tela Windows 10?
Como usar cabine de unha Sun 5?
Como ocorreu o processo de formação de rochas?
O que é bom para tirar massa plástica?
Como calcular cos 2 na calculadora científica?
Como ocorreu a formação do império islâmico?
O que foi e como ocorreu a luta pelos direitos civis nos EUA?