Esses métodos de conservação de alimentos usam temperaturas de 120° a 140°C durante curtos períodos de tempo. Essa técnica evita mudanças pontuais que ocorrem nos alimentos durante períodos mais longos de aquecimento.
Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura.
Secar ou defumar os alimentos são algumas das formas mais tradicionais de conservar os alimentos. Alimentos desidratados não são cozidos, mas a umidade é removida para evitar o crescimento de bactérias.
A esterilização consiste no aquecimento de alimentos a uma temperatura elevada, durante minutos ou segundos, com a finalidade de destruir todos os microrganismos presentes e inativar as enzimas capazes de deteriorar o alimento durante a estocagem (FELLOWS, 2006).
2.1.1.2 Congelamento A imobilização da água na forma de gelo e o aumento da concentração de solutos na água não congelada reduzem a atividade de agua do alimento. Desta forma, a conservação de alimentos por congelamento é obtida por um efeito combinado de baixas temperaturas e baixa atividade de água.
O processo de secagem utiliza ar quente para a transferência de calor para o alimento e a consequente vaporização da água contida nesse, ocorrendo a desidratação.
Processos de conservação
Principais métodos de conservação de alimentos
A conservação por controle de umidade consiste na retirada de água do alimento, ou seja, a sua desidratação. O objetivo principal da redução da atividade de água de alimentos é a redução das taxas de alterações microbiológicas.
A refrigeração de alimentos é uma importante ferramenta para promover a conservação dos produtos, aumentando sua durabilidade. Quando o assunto é agricultura ou pecuária, essa prática deve ser ainda mais prezada, já que é capaz de evitar desperdícios e prejuízos.
Financeiramente, é possível comprar alimentos em maior quantidade e garantir um custo mais baixo. Outro benefício é oferecer sempre produtos de qualidade a seus clientes. A refrigeração é um processo de conservação baseado no resfriamento dos alimentos a temperaturas entre 8ºC e -1ºC.
Sendo assim, torna-se muito importante a correta refrigeração de forma a aumentar a durabilidade dos alimentos. Essa prática se torna ainda mais indicada nos casos em que é preciso armazená-los no período pós-produção para posterior escoamento. Quais são os riscos de não fazer a refrigeração dos alimentos?
Confira abaixo! A princípio, refrigerar um alimento diz respeito a mantê-lo em temperaturas entre 8 º e -1 ºC. Nesse caso, não há formação de gelo, sendo o alimento apenas mantido em temperatura amena. É indicado, assim, que ele permaneça nessas condições em um período que varia entre 3 e 5 dias.
Qual é a fase mais desenvolvida no ciclo de vida das pteridófitas?
O sistema solar é composto por quantos planetas?
Como deixar o rosto lisinho em uma semana?
Qual melhor hormônio para engrossar as pernas?
Como tirar passaporte portugues?
O que aconteceu com a esposa de Potifar?
O que e apneia do sono sintomas?
O que acontece quando tomamos anestesia geral?
Onde está localizada a maior mina de diamante do mundo?
O que significa todos os caminhos levam a roma?
Quais são os três elementos da culpa?
Como acabar com o sono no trabalho?
O que acontece quando o sangue não é compatível?
Quanto tempo dura cio de cadela?
Como transformar de Hz para m s?