Como funciona a sessão de terapia? É na sessão de terapia que a relação terapêutica se mostra com todos os seus detalhes. Terapeuta e paciente interagem entre si por quase uma hora: ambos falam, argumentam, escutam atentamente um ao outro e saem ao final da sessão, cada qual com uma expectativa.
A psicoterapia pode ser realizada de forma individual ou em grupo (com casais e famílias). A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos, então, vamos nos basear principalmente nessa premissa. Bem, na primeira sessão de terapia, o psicólogo irá perguntar sobre coisas básicas da vida do paciente.
Numa primeira sessão de terapia, espera-se que o paciente seja bem recebido. Isso envolve simpatia e empatia por parte do profissional. Também se espera, diante de abordagens mais diretivas como a comportamental, perguntas, muitas perguntas.
A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.
Atualmente, o preço médio da sessão de um psicólogo custa entre R$ 100 e R$ 150. Na hora de escolher um psicólogo, existem vários fatores que devemos levar em consideração. Sem dúvida, o preço é um deles, mas não é o mais relevante. Como já mencionamos aqui, essa despesa deve ser considerada como um investimento.
27 curiosidades que você vai gostar
Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões. Conforme dito anteriormente, o tempo do tratamento irá variar de pessoa para pessoa. O importante é que você esteja aberta para realizar mudanças na sua vida e que você tenha uma relação de muita confiança no trabalho da sua Terapeuta.
Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo.
A primeira consulta costuma ser um momento de conhecimento. O especialista procura entender qual o motivo está levando a pessoa a procurá-lo, entende as queixas, qual é o problema, a forma de pensar e o comportamento, além de observar de qual forma poderá ajudar.
Na primeira sessão, é normal perguntar coisas triviais como: Idade, estado civil, profissão, formação acadêmica, constituição familiar, etc. Também é de praxe perguntarmos sobre as condições de saúde do paciente, bem uso de medicação, hábitos alimentares etc.
Quais são os alimentos que causam gastrite?
Como escrever uma notificação de cancelamento?
Qual o objetivo da brincadeira Cadê achou?
Quem garante meu dinheiro no Nubank?
O que é melhor boiler ou aquecedor?
Como é pago dinheiro do processo do trabalho?
Qual a menor letra do alfabeto grego?
Quando se utiliza a mediação extrajudicial?
O que são funções mentais elementares?
Qual é a princesa mais guerreira?
Como transferir um financiamento para outra pessoa?
O que é dados pessoais sensíveis?
Quem foi Darwin e qual sua contribuição para a teoria da evolução da vida?
Como deixar anel de aço brilhando?
Quanto tempo a baleia aguenta sem respirar?
Quais as regras para reconhecer a parentalidade socioafetiva no cartório?