Porque a garrafa (caixa torácica) puxa o ar fazendo com que a bexiga (pulmão) encha de ar (inspiração). Quando você empurra a bexiga de baixo (diafragma) a bexiga (pulmão) se contrai. Porque quando você empurra a bexiga de baixo (diafragma), a garrafa (caixa torácica) empurra o ar para cima”.
A bexiga, que fica na base da garrafa, representa o diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões). Quando puxamos a bexiga para baixo representamos a contração desse músculo. A bexiga, ao ser puxada, aumenta o Page 3 volume dentro da garrafa e isso faz diminuir a pressão interna do ar.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso.
A bexiga, ao ser puxada, aumenta o volume dentro da garrafa e isso faz diminuir a pressão interna do ar. Da mesma forma acontece no nosso corpo.
Durante a inspiração, os alvéolos dos pulmões são preenchidos com ar. É aqui que o oxigênio é trocado por dióxido de carbono. As células sanguíneas absorvem oxigênio dos capilares nos alvéolos, enquanto o dióxido de carbono, um produto residual, é liberado nos pulmões pelas veias.
Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolo e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 4 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares.
PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941.
A traqueia é um órgão do sistema respiratório situado logo após a laringe e que se ramifica em dois brônquios. Esse órgão estende-se desde a região da sexta vértebra cervical até a quinta torácica. A traqueia é formada por uma série de cartilagens em formato de C, as quais mantêm o formato de tubo dessa estrutura.
Nos alvéolos ocorrem trocas gasosas, fazendo com que o sangue que chega aos pulmões seja oxigenado. Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo conhecido como hematose (troca gasosa), que garante que o sangue pobre em oxigênio torne-se oxigenado.
Corte a parte de baixo da garrafa PET, de maneira que ao colocarmos o cano com as bexigas elas não fiquem pra fora. Depois, pra reforçar a parte de baixo da garrafa, que é muito mole, corte o arame e faça um círculo com ele.
2 O objetivo da aula foi demonstrar aos alunos uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial por cada um.
Prenda bem uma bexiga em cada lado com os elásticos. O nosso pulmão está quase pronto. Agora é hora de fazer a caixa toráxica: para isso, vamos usar a garrafa PET. Corte a parte de baixo da garrafa PET, de maneira que ao colocarmos o cano com as bexigas elas não fiquem pra fora.
Mesmo o modelo não demonstrando este processo muscular, percebemos que a pressão do ar no interior da garrafa (caixa torácica) e do balão interno (pulmões) diminuiu em relação à pressão do ar atmosférico, pois o ar atmosférico penetrou no balão interno (pulmões) inflando-o e chegando aos alvéolos pulmonares, como podemos ver na Figura 4.
Qual é o iPhone que não vai mais poder usar o WhatsApp?
Como eram os números egípcios?
Qual o valor do vestibular da USP?
O que é mais saudável manteiga ou creme vegetal?
Quem quer ser um milionário alguém já ganhou?
Quais são os requisitos para o estado de necessidade?
Quem já morreu tem direito ao dinheiro do Banco Central?
Quanto vale cada nota musical?
Qual a distância de Caná da Galiléia para Jerusalém?
Como usar o símbolo celestial?
Qual profissional faz drenagem de abscesso?
Como explicar para uma criança o que é fotossíntese?
O que fazer quando está prestes a surtar?
Quem teve pólipo pode ter de novo?