Os investimentos do Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos, apoiam redes e instituições de ensino na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos, levando em consideração a demanda do setor produtivo e as chamadas profissões do futuro.
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no portal da instituição. Todos os 8 cursos ofertados serão realizados na modalidade a distância. Poderão participar do processo seletivo para os cursos técnicos os estudantes que já tenham concluído o ensino médio.
Os interessados podem se inscrever aqui. As vagas são destinadas, preferencialmente, para pessoas de baixa renda inscritas em programas de transferência de renda do governo federal ou distrital.
em 2019
O programa Novos Caminhos, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, é composto por um conjunto de ações do Governo Federal que visam fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, que atuam , em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos, alinhada às demandas ...
De acordo com o Ministério, os cursos oferecidos são em diversas áreas como Esporte, Estatística, Administração, Língua Inglesa; bem como Matemática, Saúde, Português, Produção de Texto, Recursos Digitais; Tecnologias de Informação e Comunicação, Ética; além de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Pensamento ...
É importante destacar que os cursos online gratuitos do Senac ofertados podem variar de acordo com a unidade escolhida em casa Estado. Por isso, verifique as opções disponíveis em cada unidade e realize a inscrição gratuita pelo site: https://www.ead.senac.br/gratuito.
Instituições de ensino de todo o país oferecem cursos técnicos de qualidade. Procure pelas escolas técnicas de renome como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O estudante também pode buscar por cursos técnicos gratuitos através do Sisutec.
Os cursos gratuitos do programa Novos Caminhos serão ofertados conforme as demandas do mercado de trabalho de cada região. Dessa forma, após obter o diploma, o aluno não terá dificuldades para arrumar um emprego. Até 2023, a iniciativa espera cumprir o seu objetivo de abrir 1,5 milhão vagas.
De acordo com o MEC, esse valor é compatível com o orçamento aprovado para 2020. A exemplo do Pronatec, o programa Novos Caminhos também prevê parcerias com a rede federal, rede estadual, Sistema S e instituições privadas. Os alunos terão acesso a um “ensino parcial”, que combina aulas presenciais e a distância.
Para o segundo semestre de 2020, o programa Novos Caminhos vai oferecer 24.730 oportunidades para cursos de qualificação profissional em 11 instituições federais. Todos os títulos disponíveis são a distância e gratuitos.
A exemplo do Pronatec, o programa Novos Caminhos também prevê parcerias com a rede federal, rede estadual, Sistema S e instituições privadas. Os alunos terão acesso a um “ensino parcial”, que combina aulas presenciais e a distância. No primeiro semestre de 2020, o MEC concedeu 169,7 mil vagas.