Ouça em voz altaPausarA cesárea ou cesariana é um tipo de parto que consiste essencialmente em um corte acima do púbis da mãe, passando por várias camadas da barriga até chegar ao útero. Nesse sentido, a cesárea é um procedimento cirúrgico no qual o médico obstetra abre um espaço via abdominal para a retirada do bebê.
Ouça em voz altaPausarEm torno de dois meses após o parto (normal ou cesário) o útero volta ao seu tamanho normal dentro da pelve, independente do uso de cintas ou faixas. Porém muitas modificações do corpo da mulher podem demorar mais tempo para regredir ou mesmo mudanças definitivas podem ocorrer.
Ouça em voz altaPausarPela técnica tradicional são realizados sete cortes: pele, gordura, fáscia muscular, músculo, peritônio parietal (colado embaixo do músculo), peritônio visceral (que reveste a parede do útero) e, por fim, o útero.
Ouça em voz altaPausarApós a cesárea, a mulher normalmente fica no hospital por cerca de 3 a 5 dias e, após esse período, caso ela e o bebê estejam bem, o médico os libera para casa. Porém, em alguns casos, pode ser necessário que a mulher ou o bebê permaneçam mais tempo no hospital, para se recuperarem de alguma situação.
Ouça em voz altaPausarA data provável do parto é calculada somando-se 40 semanas ao primeiro dia da ultima menstruação e confirmada por uma ultra-sonografia realizada antes de 12 semanas. A data adequada para agendamento de uma cesariana eletiva pode variar dependendo da indicação médica mas habitualmente deve ser com 38/39 semanas.
Ouça em voz altaPausarDiminuição do tamanho do útero: no primeiro dia após o nascimento do bebê, o fundo do útero está na altura do umbigo, quando apalpado. Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome.
Ouça em voz altaPausarO Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.
Ouça em voz altaPausarPara a passagem do bebê, a cesariana tradicional "abre" pele, gordura, fáscia muscular (lâmina de tecido em que se fixa o músculo), músculo, peritônio parietal (sob o músculo), peritônio visceral (sobre a parede do útero) e o útero.
Ouça em voz altaPausarEla é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
O corpo todo se transforma ao longo dos nove meses para comportar o bebê e preparar o organismo para a hora do parto – e também para o período da amamentação. A pele do abdômen fica distendida, os seios aumentam de volume e os músculos do quadril se tornam mais fracos para permitir que os ossos se ajustem para o momento do nascimento.
“O parto é a primeira grande descontinuidade”, diz a psicóloga Rita Sobreira Lopes, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para investigar esse período, ela acompanhou quatro famílias de Porto Alegre desde os exames de ultrassonografia pré-natal até o terceiro ano de vida das crianças.
Para ajudar as mamães a encararem o pós-parto com mais tranquilidade, elencamos algumas das mudanças que preocupam as mulheres nesse período e explicamos por que elas acontecem.
PARTO NORMALCESÁREADirigirÉ desaconselhável no primeiro mês por atrapalhar a cicatrização do períneo, região entre o ânus e a vagina, principalmente se ele tiver sido submetido a uma epistomia –pequeno corte para facilitar o parto normal.
Como deve ser feito o pagamento de vale-transporte?
O que é HER2 negativo tratamento?
Quem tem poder de arquivar o inquérito policial?
O que acontece com o metabolismo depois dos 30?
Como entrar na fila de adoção pela internet?
Qual é a melhor oração para abrir os caminhos?
Qual o salário ideal para ser feliz?
Pode transportar garrafa de vinho no avião?
Quantas gotas de Avitrin posso dar para calopsita?
Qual é a maior economia da Ásia?
Quais os tipos de isotermas de adsorção?
Por que o Brasil deixou de investir em ferrovias?
Quais são os produtos das abelhas?
Como fazer para curar a sinovite?