Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.
O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico envia mensagens para o cérebro, que produz repostas e cria um estado emocional.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.
A emoção é uma experiência pessoal que pode gerar um sentimento de prazer ou de descontentamento a partir de uma determinada situação e, se manifesta, através de reações do corpo, como choro, sorriso, tremores e até quando o rosto fica vermelho.
Confira as dicas de como cuidar das emoções, comportamentos e da qualidade das suas relações afetivas:
adjetivo Que produz emoção, sentimentos intensos e contundentes. [Por Extensão] Que se emociona com facilidade; emotivo: pessoa emocional. Em que há emoção, comoção, confusão de sentimentos que faz com que o corpo se comporte de certa forma, normalmente com alterações respiratórias, circulatórias, com choro etc.
Sintomas de estresse emocional
Como se vê, não são poucos os malefícios que podem ser causados pelo lado emocional das pessoas. Com tais sistemas afetados, as principais doenças que podem se manifestar são úlcera, gastrite, asma, bronquite, diabetes, dermatites, hipertensão, angina, taquicardia, enxaqueca, entre outros.
6 dores físicas que podem estar ligadas ao emocional
Mas nosso estado emocional também pode impactar o nível de empatia que sentimos. Ou seja, mudam a forma como o nosso cérebro reage à dor dos outros. Ou seja, nossas interações sociais podem ser afetadas negativamente quando nos sentimos mal.
Você sabia que temos um Sistema de Orientação Emocional? Ele é o seu melhor guia para a vida. Pois é através de escutar e sentir atentamente as suas emoções, pode perceber em que vibração está e em que direção segue.
Saiba reconhecer as emoções em seu corpo e entenda como elas impactam em nossa saúde física, mental e espiritual. O que é emoção? Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.
Pesquisas também apontam que quando experimentamos uma dor física e uma dor emocional, são ativadas áreas similares do cérebro. A famosa expressão “engolir sapo” nunca fez tanto sentido. Você está em seu trabalho, passa por um grande aborrecimento e se segura para não expressar toda a emoção e descontentamento gerado por isso.
Como copiar dados de uma planilha para outra com fórmula?
Como localizar conversa bloqueada no WhatsApp?
O que fazer para ter sucesso nas vendas?
Como limpar teclado de sanfona?
Onde fica o número do registro da CNH?
Como limpar moedas com bicarbonato e vinagre?
O que é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq?
Como recuperar um extrato de banco apagado?
Como tirar extrato mensal Cielo?
Como saber se a mensagem do WhatsApp foi apagada?
Quanto ganha um representante de vinhos?
Como se tornar um grande produtor rural?
Como recuperar minhas conversas do WhatsApp no iPhone?
Como puxar assunto no WhatsApp com sua namorada?
Como fazer limpeza de fita adesiva?
O que é ser um representante comercial autônomo?