Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS): apresenta dados em relação número de atendimentos e leitos da rede SUS; Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS): compila dados sobre os ambulatórios da rede SUS.
Algumas das principais aplicações informáticas presentes nos sistemas de informação em saúde do Brasil são:
São funções dos SIS: planejamento; coordenação; supervisão dos processos de seleção, coleta, aquisição, registro, armazenamento, processamento, recuperação, análise e difusão de dados e geração de informações.
É “uma descrição de uma situação real, associada a um referencial explicativo sistemático”. Não se deve perder de vista que a informação em saúde é o esteio para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação, acompanhamento e avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças.
Um SIS deve servir para gerenciar as informações que os profissionais de saúde necessitam para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível sendo eficazes e eficientes. Facilitar a comunicação, integrar as informações entre as equipes, ou em uma equipe de saúde, fornecendo recursos e também apoio financeiro.
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade ( SIM ), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
CAPÍTULO I Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Sistema de Informação em Saúde (SIS) como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. 15 2 .
Assim, a partir da reflexão teórica feita neste trabalho, verificou-se que os sistemas de informação em saúde têm proporcionado grandes implicações para o cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde. Estas implicações podem ser traduzidas em contribuições, desafios e possibilidades de discussão da práxis informacional em saúde.
Quais informações minimamente devem ser produzidas por um SIS? Identificar as informações que basicamente devem ser produzidas e disponibilizadas por um SIS, destacando a importância dos indicadores de saúde. Quais são os passos fundamentais para a organização de um SIS?
Entre os sistemas nacionais de informação em saúde existentes, alguns se destacam em razão de sua maior relevância para a vigilância epidemiológica: