O sistema de transmissão de energia no Brasil, é constituído por uma interconexão de linhas que se espalham por todo território nacional, chamado de SIN (Sistema Interligado Nacional). O SIN garante além da transmissão de energia, garantia de estabilidade na rede e a integração energética com países vizinhos.
O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos. O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.
O setor elétrico brasileiro atual é dividido em 3 grandes grupos: Geração, Transmissão e Distribuição.
De uma forma simplista, as geradoras produzem a energia, as transmissoras a transportam do ponto de geração até subestações nos grandes centros consumidores, de onde as distribuidoras a levam até a casa dos cidadãos e as empresas.
Uma das principais funções do sistema elétrico consiste em produzir a faísca, que permite a explosão, nos cilindros, da mistura comprimida a gasolina e o ar, além de tornar possível o arranque do motor térmico por meio do motor de arranque.
Dentre os principais componentes podemos citar: os eletrodutos, as caixas, os condutores elétricos, os dispositivos de proteção (disjuntores) e dispositivos de comando (interruptores), tomadas de corrente etc.
O sistema interligado nacional é uma grande rede que se estende por boa parte do país congregando sistemas de geração e uma malha de transmissão de energia elétrica que movimenta a energia entre seus subsistemas. Atualmente, o SIN é divido em 4 subsistemas: Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte.
Os elementos básicos de uma linha de transmissão são os condutores de fase, cabos pára-raios ou cabos de guarda, estrutura e isoladores.
Há ainda as comercializadoras, empresas autorizadas a comprar e vender energia para os consumidores livres (geralmente consumidores que precisam de maior quantidade de energia). O sistema elétrico brasileiro permite o intercâmbio da energia produzida em todas as regiões, exceto nos sistemas isolados, localizados principalmente na região Norte.
Geografia. A distribuição de energia elétrica no Brasil é feita por meio de um sistema que integra produção, transmissão e consumidor final. A distribuição de energia elétrica no Brasil constitui-se de uma rede complexa de elementos que tem por finalidade conduzir a energia desde o local de sua produção até o lugar onde será consumida.
Esse sistema conecta unidades geradoras, vias de transmissão e distribuição e consumidores finais da energia elétrica. Essa rede nem sempre foi integrada. No passado, antes do processo de industrialização intenso na região Sudeste do país, as linhas de transmissão e distribuição eram isoladas e visavam a atender as necessidades locais.
As empresas distribuidoras de energia (públicas ou privadas) são responsáveis pela entrega de energia e, assim como acontece com o sistema de transmissão, a distribuição é constituída por fios condutores, transformadores e equipamentos de medição, controle e proteção das redes elétricas.
Quando a média não é representativa?
O que é hospital e suas finalidades?
Qual a temperatura do ar condicionado que gasta menos energia?
O que fazer para pagar as contas atrasadas?
Quais são as principais figuras de linguagem?
Porque filhos de irmãos nascem com problemas?
O que diminui o efeito do botox?
Quantas pessoas sofrem com a síndrome de Burnout?
Qual a função da insulina e o glucagon?
Quanto custa propaganda do Neymar?
Qual melhor cavalo para montar?
Qual vai ser a maior economia do mundo em 2050?
Qual vitamina está associada aos lipídios?
Como é feita a cerveja Brahma Duplo Malte?
Qual o melhor aço inox 304 ou 430?