O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
Também conhecida como data de “consumir até”, é o prazo depois do qual a qualidade do produto expira. Os produtos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que sua ingestão ou consumo podem significar risco.
Prazo de validade é o tempo de duração dado à comidas, bebidas, remédios, tintas e outros itens antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Com isso, se faz necessário o estabelecimento de uma norma, determinando um período de tempo que o torna seguro e adequado para consumo no mercado.
Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.
28 curiosidades que você vai gostar
Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.
Perigos da ingestão de alimentos vencidos
Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.
O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo.
A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.
Conforme consta na Farmacopeia Brasileira (5ª ed.), prazo de validade é o tempo durante o qual o medicamento poderá ser usado, caracterizado como período de vida útil e fundamentado nos estudos de estabilidade específicos, devendo ser indicado nas embalagens primárias e secundárias, sendo obrigatória a manutenção das ...
Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.
Desta forma, a principal diferença entre a data de validade e de consumo preferencial encontra-se no fato de que a validade se refere a condições de segurança, enquanto a de consumo preferencial responde apenas a valores de qualidade.
O que é a data de validade do cartão
O período de validade do cartão geralmente é de 1 a 5 anos após a emissão. Quando a data estiver próxima, nós te mandamos um novo cartão para que você possa continuar utilizando sem problemas.
“A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”).
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.
Regras de aplicação da data de validade na embalagem
Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.
Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.
A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n. 259, de 2002.
Nos Estados Unidos, a ideia de se colocar uma data de validade nos produtos surgiu na década de 1970, resultante do fato que cada vez menos as pessoas cultivavam seus próprios alimentos para comprá-los no supermercado.
O que determina em quanto tempo o alimento deve ser consumido com segurança, ou seja, antes de causar problema de saúde ou ter seu gosto ou textura alterados, são os chamados "testes de vida de prateleira".
Pelo art. 7, inciso IX da Lei nº 8.137/90, é expressamente proibida a venda de mercadorias que atingiram a sua data de validade e, além disso, pelo bem do seu supermercado, mantenha o aviso dito acima enquanto o fornecedor não realizar a retirada.
Gelatina: gelatina vencida faz mal apenas se estiver com uma aparência diferente do normal. Bolachas: comer bolacha vencida faz mal se o produto estiver prejudicado, além disso, bolachas perder a textura e ficam moles caso a embalagem já tenha sido aberta, sendo ruins de comer mesmo ainda estando dentro do prazo.
Nos períodos mais quentes do ano, a intoxicação alimentar é ainda mais comum, pois tanto no processo de produção, como no de manuseio, pode haver a deterioração dos alimentos. Se não for tratada, a infecção intestinal pode até mesmo levar à morte.
Embora não existam recomendações em conjunto, a maioria das pesquisas sugere que, quando ele foi armazenado corretamente, leite fechado geralmente ainda está bom para consumo de 5 a 7 dias após sua data listada, enquanto o leite aberto dura pelo menos de 2 a 3 dias após esta data.
Como resolver 301 uso denegado irregularidade fiscal do emitente?
Quem tem direito as parcelas de 300?
Qual a punição que Adão e Eva receberam após o pecado?
Como trabalhar sem estoque pela internet?
Porque não consigo erguer o braço?
Qual o espaçamento padrão entre linhas usando o Word 2010?
Qual é a maior fonte de energia do Brasil?
Porque o TikTok faz tanto sucesso?
Qual é o animal mais inteligente depois do ser humano?
O que comer para perder pochete?
Quem pode ser dependente no IR 2021?
Como usar o código de criptografia do WhatsApp?
Quais são as principais causas da poluição dos oceanos?
O que pode ser feito no primeiro dia de aula?
Qual é a 7 praia mais bonita do mundo?