O PPP é um documento que descreve sua história de trabalho nas empresas. Nele deve constar os cargos ocupados, descrição das atividades, exposição a fatores de riscos e vários outros detalhes fundamentais para comprovar principalmente a atividade insalubre e periculosa para a Aposentadoria Especial.
Popularmente, se diz que o homem a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 2 anos e a mulher a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 1 ano. O cálculo de conversão para a mulher é a quantidade de anos insalubres x 1.2 e do homem, os anos de tempo especial x 1.4. TOTAL 30 anos – Direito à aposentadoria.
Entretanto, a depender do ramo da atividade desenvolvida pelo trabalhador e de seu grau de risco, o tempo necessário para a aposentadoria é reduzido para 15, 20 e 25 anos, independente da idade e sem a incidência do fator previdenciário.
Estes podem se aposentar com 20 anos dessas atividades especiais. A regra, aqui, é quanto mais lesivo, mais grave a insalubridade e antes o trabalhador pode se aposentar. Além da atividade especial, existe o requisito da carência de 180 meses.
Todos empregados tem direito ao PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), independente da profissão ou atividade na empresa. Isso mesmo! ... O PPP deverá ser emitido sempre que solicitado pelo trabalhador, INSS ou autoridade competente, em via única e sem necessidade de recibo.
O Projeto Político Pedagógico deve ser revisto periodicamente, pelo menos uma vez por ano. Essa revisão possibilita que os membros das equipes pedagógica e gestora ajustem os objetivos e os prazos de acordo com os resultados alcançados pelos alunos.
Da mesma forma, os órgãos públicos precisam manter o PPP e LTCAT atualizado. O ideal que é recomendado, são revisões de 3 em 3 anos, no mínimo. Caso o órgão público não faça o documento, é possível que o Sindicato da Categoria encomende ou até mesmo os servidores expostos ao ambiente de trabalho.
O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – é fundamental para a concessão de aposentadoria especial. Esse cuidado com a saúde do trabalhador foi criado para mapear as condições de trabalho, de forma a fundamentar um menor tempo de serviço para os empregados que se submetem a condições prejudiciais à saúde.
Ou seja, todas as empresas devem emitir o PPP a seus funcionários, inclusive microempresas e empresas de pequeno porte. É a própria empresa que deve preenchê-lo, com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.
Os dados devem ser detalhados e assinados pelo responsável pelas informações contidas no documento, seja ele o engenheiro de segurança de trabalho, o médico do trabalho, ou o responsável legal pela empresa. As informações constantes no PPP são única e exclusivamente do trabalhador.
Qual a importância do PPP? Obrigatório desde 2004, o PPP é de extrema importância a todos os trabalhadores, em especial aos que trabalham ou já trabalharam expostos a agente nocivos como periculosidade ou insalubridade.
Como se calcula o PPP ? Se tenho 10 anos ( 10 x 1.4 = 14 De acordo com meu Cnis possuo 28 anos de contribuição. Desses 28 anos já tenho em mãos PPP relacionados a 10 anos de trabalho ,e ainda falta de outra empresa que daria mais 03 anos. Qual o calculo usado para converter esses 10 anos para anos com ppp 10x1.4
Como iniciar um programa em alta prioridade?
Como evitar sujeira no fundo da piscina?
Quais os sinais de uma tempestade?
Como saber se vale a pena pagar à vista ou parcelado?
Como abrir uma papelaria com pouco dinheiro?
Como saber se estou sendo investigado pela polícia?
Como saber quem visitou meu perfil no Telegram?
Como tirar a transparência imagem cabeçalho Word?
Como saber se uma opção é americana?
O que é bom para deixar de ficar fanhosa?
Como saber se a pessoa está fumando droga?
Como tirar adesivo de unha em gel?
Como tirar um amigo do modo soneca no Facebook?
Como tirar Linha Azul do computador?
O que serve para tirar adesivo de carro?