O leme é um dispositivo de controlo da direcção de embarcações ou aeronaves. O princípio de funcionamento consiste em desviar o fluxo do fluido em questão (água no caso de navios e ar no caso de aeronaves) de modo a que através de um par acção/reacção conseguir rodar o veículo ou nave para a posição pretendida.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco. ... usavam uma roda de leme em madeira. Os veleiros actuais utilizam mais frequentemente o metal (alumínio) e mesmo o kevlar, por questões de leveza.
substantivo masculino Superfície plana situada na parte traseira de um barco, ou de um avião, e que serve para dar direção.
A quilha e o leme ficam na parte de baixo do barco. A quilha percorre todo o comprimento do barco, na parte mais profunda e central do casco. Ela tem a importante função de impedir que o barco tombe para os lados. O leme fica preso à parte traseira do casco e é usado para determinar o rumo da navegação.
Proa - A frente do navio. Comparar com ré. Chamadade "fwd" em navios de cruzeiro. Popa - a traseira do navio — também conhecido emsenso de direção como sendo avante.
Leme possui uma área de 403,1 km²....Etnias.
Cor/Raça | Percentagem |
---|---|
Amarela | 0,1% |
Indígena | 0,1% |
Significado de Timão substantivo masculino [Náutica] Barra do leme; o próprio leme. [Figurado] Ato de guiar, dirigir; direção, governo: assumir o timão da República. Peça longa de madeira a que se atrelam os animais que puxam um arado ou um carro; tirante.
Significado de Convés substantivo masculino Pavimento ou piso de bordo de um navio, especialmente os descobertos.
A gíria "sem leme" significa sem direção, sem rumo, não significando exatamente que a pessoa está perdida, mas que está sem planos, deixando-se levar pela vida e circunstâncias.
substantivo feminino Pensão dada em remuneração de serviços. [Antigo] O ato de ter: dar posse e tença.
O leme de navegação ou leme de direcção situa-se na parte posterior do estabilizador vertical. É geralmente comandado por pedais, sendo que ao pisar no pedal direito, o avião vira para a direita e vice-versa. Este comando é responsável pelo movimento em torno do eixo vertical (movimento de guinada).
O leme é um dispositivo de controlo da direcção de embarcações ou aeronaves. [1] O princípio de funcionamento consiste em desviar o fluxo do fluido em questão (água no caso de navios e ar no caso de aeronaves) de modo a que através de um par acção/reacção conseguir rodar o veículo ou nave para a posição pretendida.
O leme, comandado pelo timão ou pela cana do leme, permite o governo de uma embarcação (nas embarcações com motorizações azipods ou motores fora de borda, o motor é o próprio leme). Via de regra, é feito de metal, madeira ou fibra de vidro . Existem dois tipos de leme:
As partes que compõem o leme são (de cima para baixo): 1 cana (manopla de comando) 2 cachola (onde se fixa os sistema de governo, cana, etc.) 3 madre 4 porta (parte imersa, que age sobre o fluxo da água) More ...
Quem trabalha em uma livraria?
Como transcrever DNA para RNA?
O que abona faltas no trabalho?
Quais são os animais com antenas?
Qual a forma correta de escrever horas e minutos?
Quais são os finalistas do The Voice 2020?
Como receber em dólar no PicPay?
Quais as etapas do desenvolvimento embrionário humano?
Como se pronuncia o nome Miguel?
Como é feito o exame de mamografia bilateral?
A partir de quantos meses pode dar banho no cachorro?
Como consultar empresa inativa na Junta Comercial?
Quanto tempo dura um pinheiro no vaso?