O leasing também é conhecido como arrendamento mercantil e funciona como uma espécie de contrato de locação. Nele, a pessoa utiliza o bem e pode, caso queira, comprar o item no término do prazo que foi estipulado em contrato. Esse prazo costuma ser estimado na vida útil do equipamento.
Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato.
Vantagens do Leasing
Vantagens e desvantagens do Leasing
O leasing se assemelha a uma operação de aluguel, na qual durante o período da operação, aquele que contrata o leasing tem o direito de utilizar o bem. ... A grande diferença de um leasing para um financiamento é que, nesta segunda opção, sempre ao final do contrato o bem é do titular do financiamento.
No leasing — também chamado de arrendamento mercantil —, o equipamento é utilizado pela sua empresa, mas fica sob propriedade do banco/financeira. ... Caso você fique inadimplente, o equipamento é retirado. No final do contrato, você pode permanecer com o bem ou trocá-lo por um mais atualizado.
A operação de arrendamento mercantil assemelha-se a um contrato de aluguel e pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador. Dessa forma, verifica-se que o leasing é uma operação com características legais próprias, não se constituindo em operação de financiamento.
A diferença básica entre leasing e financiamento é que no financiamento, você recebe o dinheiro para comprar o carro. No leasing, você tem o carro que é financiado. ... O leasing não pode ser inferior a dois anos. Segundo Calil, a vantagem do leasing sobre um financiamento está basicamente no caso da inadimplência.
Ganho de capital por vender o bem para a instituição. É possível vender diversos bens, um exemplo de leasing financeiro é o carro, mas pode ser de veículos no geral, imóveis e até mesmo maquinário (no caso de empresas que necessitam de capital de giro).
No leasing — também chamado de arrendamento mercantil —, o equipamento é utilizado pela sua empresa, mas fica sob propriedade do banco/financeira. Por isso, funciona de maneira similar a um aluguel, mas o custo de manutenção, solução de problemas, atualização e operações continua sendo da sua empresa.
Quais são os tipos de leasing? O arrendamento mercantil é similar à locação, mas tem diferenças cruciais de funcionamento. Além disso, ao final do contrato ele permite ficar com o bem, trocar por outro ou simplesmente devolvê-lo. No aluguel, você deve retornar a máquina para o fornecedor, com a possibilidade de fazer um novo contrato.
Também conhecida fora do país como Operational Lease, a principal característica desta forma de Leasing é que o seu contrato tem o prazo mínimo de 90 dias. Assim, quando se chega ao final do contrato, há a possibilidade de adquirir o bem pelo valor atual que está sendo praticado no mercado.
Assim como o Leasing Operacional o Leasing Financeiro tem um prazo mínimo a ser cumprido, que varia entre dois e três anos, tudo vai depender da vida útil do produto arrendado. Nesta forma de Leasing, que é praticada no mercado, o arrendatário tem como opções devolver ou comprar o bem, ou renovar o contrato ao seu final.