Um Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, gratuita, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.
Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos.
O Brasil tem 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados a partir de 2008, além de dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). Essas unidades são especializadas na educação profissional e tecnológica.
I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais); II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e de Minas Gerais (Cefet-MG);
Os institutos federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e sancionado pelo então presidente Lula em 29 de dezembro de 2008, sendo publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2008.
Em 2019, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
Foram, assim, criados a partir das antigas instituições federais de EPT por intermédio de adesão destes ao modelo proposto pelo Ministério da Educação, conforme pode ser observado no art. 5º de sua lei de criação: Lei nº 11.892/2008. Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, ...
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dá visibilidade a uma convergência de fatores que traduzem a compreensão do atual governo quanto ao papel da educação profissional e tecnológica no contexto social do Brasil e deve ser reconhecida como ação concreta das atuais políticas para a educação brasileira.
Instituto Federal do Espírito Santo, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo e da Escola Agrotécnica Federal de Alegre, Escola Agrotécnica Federal de Colatina e Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa. Instituto Federal de Goiás, mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás.
Nesse contexto, o Instituto Federal aponta para um novo tipo de instituição identificada e pactuada com o projeto de sociedade em curso no país. Representa, portanto, um salto qualitativo em uma caminhada singular, prestes a completar cem anos.
Como saber o tamanho da prótese ideal?
Onde fica Os filtros do TikTok?
Qual é a versão atual do Android?
Como saber o saldo do Bilhete Único Fortaleza?
O que é memória interna do meu celular?
Qual o satélite que a Century utiliza?
Como saber o valor do Bolsa Família 2021?
Como saber o signo de uma pessoa?
Como saber se meu recurso foi aceito pelo Detran?
Como saber significado do kanji?
Como saber o sindicato por CNAE?
Como saber qual o soquete do meu notebook?
O que é secreção Neuroendocrina?
Como ver status de relacionamento oculto no Facebook?