A função DATE_TRUNC trunca uma expressão de timestamp ou literal com base na parte da data especificada, tal como a hora, semana ou mês. DATE_TRUNC retorna o primeiro dia do ano especificado, o primeiro dia do mês especificado ou a segunda-feira da semana especificada.
CURRENT_DATE retorna uma data no fuso horário da sessão atual (UTC por padrão) no formato padrão: AAAA-MM-DD. CURRENT_DATE retorna a data de início para a transação atual, não para o início da instrução atual.
Retorna a data atual a partir do fuso horário especificado ou padrão.
Podemos dizer que o tipo de dado TIMESTAMP é uma extensão do tipo de dados DATE, capaz de manter informações de tempo com maior precisão.
A função SYSDATETIMEOFFSET inclui o deslocamento de fuso horário do sistema. Você pode atribuir SYSDATETIME , SYSUTCDATETIME e SYSDATETIMEOFFSET a uma variável de qualquer um dos tipos de data e hora. Esta função é o equivalente ANSI SQL de GETDATE.
34 curiosidades que você vai gostar
No Oracle, sempre calcula usando o número como dias e o calculo só pode ser feito data + ou – dias. Ficando assim: select sysdate – 2 from dual; Isso retornará o dia antes de ontem.
Para verificar a data e hora do banco de dados, realize os passos a seguir:Acesse o software PL/SQL;Faça login no banco de dados com o owner MGGLO; ... No campo Database, informe a instância na qual irá conectar e clique em Ok;Acesse File / New / SQL Window e execute um dos comandos à seguir:
O datetime aceita datas até no minimo 01/01/1753, abaixo disso irá gerar erro, fazendo assim o SQL Server devendo dados históricos. E o smalldatetime armazena datas de até no minimo 01/o1/1900, se precisar usar data anterior a isso terá que usar o datetime. As funções de data trabalham referenciando unidades de data.
Veja exemplos:Extraindo o mês: SELECT EXTRACT (MONTH FROM DATE 2005-09-29 ) FROM TABELA;Extraindo o Dia: SELECT EXTRACT (DAY FROM DATE 2005-09-29 ) FROM TABELA;Extraindo o ano: SELECT EXTRACT (YEAR FROM DATE 2005-09-29 ) FROM TABELA;
Connection conn = //sua conexao PreparedStatement pstmt = conn. prepareStatement("INSERT INTO Tabela (data_nascimento) VALUES (?)"); Date suadata = //pega data de alguma forma pstmt. setDate(1, new java.
SQL Server obtém os valores de data e hora usando a API do Windows GetSystemTimeAsFileTime(). A precisão depende do hardware do computador e da versão do Windows no qual a instância do SQL Server está sendo executada.
Use as funções NOW(), CURDATE() e CURTIME(), entre outras, para obter a data e a hora atuais no servidor MySQL.
Para adicionar ou subtrair um intervalo de data ou hora em um valor para data utilize a função DATEADD. Retorna uma data especificada com o intervalo número especificado (inteiro com sinal) adicionado à datepart especificada dessa data.
A função TO_DATE converte um determinado texto em uma data válida para o Oracle. Ao contrário do exemplo anterior, imagine uma situação em que temos um campo texto com a data escrita da seguinte forma : “21 de abril de 2015”, e precisamos retornar esta data com o acréscimo de 15 dias.
Para mostrar os TIMESTAMP e suas variações podemos mostrar da seguinte forma: LOCALTIMESTAMP: retorna um valor do tipo TIMESTAMP como data e horário corrente (incluindo frações de segundos), de acordo com o fuso horário definido na sessão do usuário.
Quando trabalhamos com datas no Oracle temos que ter muito conhecimento sobre as características do DataType Date e também as funções que acercam esse tipo de dado.Quando você for criar um campo dentro de uma tabela que deverá armazenar conteúdo em formato de data, utilize o data type Date .Exemplo:
Você não pode inserir diretamente dados em qualquer formato que deseje no MySQL para campos datetime e timestamp. O formato que o MySQL utiliza é o padrão ISO: AAAA-MM-DD HH:MM:SS e algumas variantes na mesma ordem.
Se você precisa gerar um grupo de registros de sua tabela com base numa pesquisa entre um intervalo de datas, use o BETWEEN e deixe-o trabalhar para você.
Função TIME_FORMAT()
Podemos usar especificadores de formato tais como: hora, minuto, segundo e microsegundos. Para usá-la temos que passar 2 parâmetros, o primeiro tem que ser o valor da hora que será formatada e o segundo uma string especificando o tipo de formato.
$date = date("Y-m-d", strtotime($_GET[ birthdate ])); //converte para tipo date mysqli_query($conexao, "INSERT INTO tabela (birthday) VALUES ($date)"); Veja funcionando no ideonena medida do possível.
Tutorial MySQL - Adicionar uma coluna a uma tabelaAcesse a linha de comando MySQL. ... Acesse o banco de dados MySQL. ... Descreva a tabela MySQL. ... Aqui está a saída de comando: ... Adicione a nova coluna à tabela USUÁRIOS. ... Em nosso exemplo, criamos uma nova coluna chamada WEBSITES para armazenar 50 caracteres.
É bem simples. Na hora de fazer o SELECT, utilizamos a função DATE_FORMAT() do MySQL, ela pega a data no formato original e manipula da forma que você quiser.
Use a função FORMAT para formatação com reconhecimento de localidade de valores de data/hora e número como cadeias de caracteres. Para conversões de tipos de dados gerais, use CAST ou CONVERT.
Para formatar um select não precisa de criar classes para cada uma delas, basta especificar a tag select ou option visto que elas têm inicio e fim em torno do conteúdo que se quer alterar. ex:. "< select > conteudo < / select> " o mesmo pode ser feito com uma tag "< p >< / p >".