A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração. Para cálculo do Imposto de Renda de pessoas jurídicas, a alíquota é de 15% para lucro de até R$20.000,00 mensais, e 25% nos casos em que o lucro for superior a esse valor no mesmo período.
As empresas que optam pelo Lucro Real recolhem seus impostos com base no lucro líquido auferido no período – que pode ser encontrado pela subtração entre a receita e as despesas dedutíveis.
Toda empresa pode optar pelo Lucro Real?
O Lucro Real permite que as empresas possam recolher os tributos mensalmente calculados com base na receita bruta, de acordo com um percentual de lucro estabelecido na legislação, de forma semelhante ao Lucro Presumido. ... Estes impostos são: o IPI incidente sobre as vendas e o ICMS devido por substituição tributária.
Nos casos em que a margem de lucro seja menor, o melhor é utilizar o lucro real, pois dessa forma evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que não existiu. ... No lucro real, disponível a todas as empresas e obrigatório para quem fatura mais de R$ 48 milhões, os impostos são calculados com base no lucro apurado.
Lucro real é uma forma de apurar o IRPJ e a CSLL, com base no lucro que, de fato, a empresa teve no período. ... Ao não enviar notas fiscais de entradas e serviços tomados, você poderá não aproveitar valores que poderiam abater do seu lucro, passando a recolher imposto a maior que o devido.
Mas você sabe quais são os impostos incidentes sobre prestação de serviços? Além do conhecido ISS, as empresas também podem ser cobradas por outros impostos de prestação de serviços, como PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.
Impostos do Lucro Real IRPJ e CSLL. No Lucro Real, o IRPJ e CSLL podem ser recolhidos trimestralmente ou a uma única vez no ano, de acordo com a lei N° 9.430/1996. Esses tributos serão calculados através do lucro líquido (que será abordado nas próximas linhas) da empresa e possuem as seguintes alíquotas: IRPJ: 15%; CSLL: 9%.
Os impostos na nota fiscal de serviços Lucro Presumido, por exemplo, serão diferentes daqueles que se encaixam em uma empresa enquadrada no Lucro Real ou Simples Nacional. Confuso? Continue lendo a postagem que tudo vai ficar bem mais claro…
Por que algumas empresas preferem o Lucro Presumido? As empresas costumam optar pelo Lucro Presumido porque o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) acaba sendo mais fácil de lidar, assim como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambos pré-definidos.
Qual a diferença entre PayPal e Mercado Pago?
Quais músculos cada tipo de abdominal trabalha?
Quantos megas um roteador de 750mbps suporta?
Quantos tipos de Royal Salute?
Quantas calorias tem 240 ml de leite desnatado?
Quantas vezes se pode usar a mesma roupa?
Qual cidade é melhor para morar João Pessoa ou Natal?
Qual foi a primeira atividade econômica do Nordeste?
Para que serve a vacina V10 em cachorro?
Como fazer a mistura de guanidina?
Quem ganha 1 salário mínimo pode fazer um empréstimo de quanto?
Quais são os melhores escritores da atualidade?
Quem pode determinar o arquivamento do inquérito policial?
Quais tipos de infraestrutura?
Quais são as principais atividades econômicas do Cerrado?