Como funciona banco de horas na nova lei trabalhista?

Pergunta de Gael Silva em 23-09-2022
(68 votos)


Como funciona banco de horas na nova lei trabalhista?

O banco de horas funciona como uma caixa, em que todas as horas trabalhadas, por cada um dos colaboradores de uma empresa, são depositadas. O que a legislação trabalhista faz é regulamentar quão cheia essa caixa pode ficar e de quanto em quanto tempo ela deve ser esvaziada.

Como ficou o banco de horas depois da reforma trabalhista?

O artigo 59 do texto introduzido pela reforma trabalhista (Lei n° 13.4) prevê que, para além dessa possibilidade, o banco de horas pode ser pactuado a partir de contrato individual simples por escrito. Nesse caso, a compensação das horas trabalhadas deve ocorrer em até seis meses.

Quem pode fazer banco de horas?

Além disso, a nova lei também trouxe a possibilidade do banco de horas mensal, nesse caso, ele pode ser feito por acordo tácito ou escrito, entre empregador e empregado, porém, as horas acumuladas no mês devem ser compensadas no mesmo mês.



Como era o banco de horas antes da reforma trabalhista?

Antes da reforma entrar em vigor, a lei 13.467/2017 estabelecia que a implantação do banco de horas só poderia ser feita através de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho, ou seja, tornava indispensável a participação do sindicato para a validade do sistema.

Quais são as mudanças trazidas pelo Banco de horas e Reforma Trabalhista?

Quais são as mudanças trazidas pela relação banco de horas e reforma trabalhista? Agora vamos entender as novas leis relacionadas ao banco de horas, bem como os critérios alterados e o seu funcionamento dentro da compensação da jornada de trabalho.

Qual o regime do banco de horas?

A exemplo de diversos outros institutos do Direito do Trabalho, o regime do Banco de Horas passou por significativas alterações com o advento da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), o que tem exigido uma rápida adaptação das empresas à nova realidade, até mesmo para prevenir problemas judiciais no futuro.



Como foi alterado o banco de horas?

O banco de horas, entendido como mecanismo de flexibilização de jornada, foi alterado pela reforma trabalhista. A partir de então passou-se a admitir acordo individual entre empregador e empregado com observância do prazo máximo de seis meses para a compensação.

Qual o prazo para o banco de horas?

O banco de horas pode ter prazos distintos para que o empregador realize a compensação (semestral ou anual). Antes da reforma trabalhista, o banco de horas poderia ser instituído somente através de acordo ou convenção coletiva e o prazo para a compensação não poderia ultrapassar um ano.



Outras questões

Como responder um narcisista?

O que responder quando se toma um fora?

Qual ônibus eu pego para ir para Brotas?

Como respeitar as leis de trânsito?

Qual a solução da inequação modular?

Como elogiar sua melhor amiga?

Como responder todas as perguntas do Instagram?

Como dar carinho por mensagens?

O que responder nas redes sociais?

Qual o aeroporto mais próximo de São Bernardo do Campo?

Como incentivar a leitura nas séries iniciais?

Como instalar Fortnite no Android 2021?

Como chegar de Metrô na Pavuna?

Como incluir uma conta no internet banking da Caixa?

Como voltar para o início da conversa no Instagram?

Como acessar a partição do Linux pelo Windows?

Como faço para imprimir a segunda via do IPVA?

Como instalar o GParted no Ubuntu?

Onde fica Skellige?

Como colocar o coordenador no Lattes?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com