A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.
A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea.
A raiz de milho é um exemplo de raiz fasciculada. As raízes aéreas ficam em contato com o ar, fora do solo; em geral, além da fixação da planta em algum suporte hospedeiro, elas permitem trocas gasosas em solos pobres em oxigênio. Já as raízes aquáticas ficam mergulhadas na água.
Essas raízes ajudam a sustentar a planta. Na sua extremidade, ou ponta, a raiz produz novas células para que possa crescer. Essa ponta tem uma espécie de chapeuzinho que a protege quando ela exerce pressão no solo para se expandir. Acima da ponta, na parte externa da raiz, há pelos que absorvem a água e os nutrientes.
Nelas são encontradas estruturas denominadas pneumatódios, que permitem a obtenção de oxigênio. Exemplo: Avicennia schaueriana. - Raízes sugadoras ou haustórios: Essas raízes são encontradas em espécies de plantas parasitas e hemiparasitas.
Raízes, para que servem? Características, tipos e suas regiões As raízes são a parte da estrutura da planta que servem para sustentação e alimentação. São divididas em aéreas, subterrâneas e aquáticas. Raízes são a parte responsável pela sustentação e alimentação da planta.
As raízes se diferenciam de acordo com as funções especializadas que exercem e também pela capacidade que têm de se adaptarem a diferentes ambientes.
Ou seja, elas fixam o vegetal ao solo e absorvem dele a água e os nutrientes necessários para sobrevivência. As raízes se desenvolvem nos primeiros estágios de crescimento sem semente (pteridófitas). Enquanto nos vegetais que possuem sementes (espermatófitas), elas surgem no embrião.
Faz mal tomar vitamina de banana à noite?
Que tamanho é um feto de 6 semanas?
Em que ano a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes?
Qual cogumelo é alucinógeno no Brasil?
Qual a importância da elaboração do projeto de pesquisa para a produção do conhecimento científico?
O que é carteira de motorista AD?
Como saber se uma pessoa é contador?
O que é melhor parto induzido ou cesárea?