Como funcionam as tablaturas. A estrutura básica da tablatura consiste em seis linhas horizontais que simbolizam cada uma das cordas de um violão ou guitarra convencionais. Junto às linhas, letras apontam qual afinação está sendo utilizada e a qual corda cada linha se refere.
Por exemplo, numa tablatura com a afinação padrão do violão teremos as letras E (Mi), A (Lá), D (Ré), G (Sol), B (Si) e E ou e (simbolizando ser a Mi mais fina, a “mizinha”). Como dito antes, não aparecerá na tablatura qual nota deve ser tocada, mas em qual casa do instrumento ela está.
A tablatura pode ter mais linhas dependendo do baixo. Então estas quatro linhas ficam em baixo da notação tradicional: Cada linha representa uma linha do baixo, sendo a número 1 a corda mais fina e a número 4 a corda mais grossa do baixo. Os números colocados nas linhas indicam qual a casa a tocar em determinada corda:
Outra coisa que chama atenção nas tablaturas é a presença de símbolos os quais anunciam técnicas, como é o caso do “slide”, “hammer” e “tapping”, sobre os quais falaremos mais tarde. Se quero dizer ao músico que dedilhe o acorde Ré (D), basta escrever nas linhas da tablatura do seguinte modo (contaremos de cima para baixo, OK?):
Quais as principais causas da apoptose?
Quando será fixada a guarda unilateral?
Quantas gramas de feijão vai em uma marmitex?
O que é infrações auto suspensivas?
Como pedir uma nova instalação de luz?
Como se chama o estudo das moscas?
Para que serve o teste de pisada?
O que colocar em uma bandeja para Iemanjá?
Qual a diferença entre Pokémon Shield E-sword?
Como capacitismo se manifesta?
Qual a importância do comportamento profissional?
Como mudar uma sentença transitada em julgado?
Qual a diferença de hifas e micélio?
Quem é o game mais bem pago do Brasil?
Quantas vezes por dia posso dar dipirona para cachorro?