Quando aplica em um fundo, um investidor, na verdade, adquire cotas deles. Se você quer investir R$ 10 mil em uma carteira que tem cotas valendo R$ 10 cada, conseguirá adquirir um total de mil cotas. A rentabilidade obtida pelo investidor também é calculada a partir do valor das cotas.
Por ser um parâmetro para essa operação, o CDI se tornou um indicador de rentabilidade para a renda fixa. Como geralmente acompanha a Selic, em maio de 2021, está em aproximadamente 4,25% ao ano. Então, se um fundo de investimento paga 100% do CDI, significa que ele vai pagar 0,27% no ano.
Rentabilidade = Rendimento descontado impostos e inflação x 100 ÷ Valor Investido
Fundos de Ações - Rentabilidade em 12 Meses
FUNDOS DE AÇÕES | RETORNO 12M |
---|---|
LEGG MASON ROYCE US SMALL CAP OPPORTUNITY FIA IE | 109,78% |
TRIGONO DELPHOS INCOME FIC FIA | 105,65% |
TRIGONO VERBIER FIA | 105,21% |
TRIGONO FLAGSHIP 60 SMALL CAPS FIC FIA | 104,02% |
Como analisar o rendimento de uma aplicação O Índice de Preço do Consumidor amplo (IPCA) é o mais usado, mas há outros. Uma vez que o investidor conheça o valor da inflação, o mesmo poderá fazer as contas e comparar com o seu rendimento nominal para ver se sua performance foi superior ou inferior.
Como calcular Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
A rentabilidade da carteira é calculada a partir dos resultados finais da aplicação, no momento da retirada, versus o valor que foi investido. O cálculo deve levar em conta a diferença entre esses dois valores em porcentagem, o que acaba por definir a rentabilidade da sua carteira.
Os fundos de investimento precisam deixar explícita a informação sobre prazo de resgate, para isso, usam o símbolo D+. O D+ indica que, a partir desta data, serão contados os dias úteis ou corridos. Isso significa que se um fundo tiver prazo de resgate D+0, o investidor receberá seu resgate no dia em que fez o pedido.
Conheça os detalhes sobre a rentabilidade de cada fundo e seu desempenho no dia anterior, nos últimos 3 e 12 meses. Lembramos que a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de igual comportamento no futuro. Dúvidas?
Rentabilidade representa o ganho financeiro de um investimento de acordo com o percentual de retorno obtido com a aplicação desse capital. Entender as características da rentabilidade vai te ajudar analisar as oportunidades de investimento e escolher opções que permitam aumentar seu capital rapidamente. Quer um exemplo?
Tudo depende da habilidade do gestor em navegar pela renda variável e oferecer rendimentos acima da média. Já um fundo de renda fixa que cobra 2% ao ano dificilmente vai valer a pena, já que sua rentabilidade se apoia em títulos do Tesouro e crédito privado, atrelados direta ou indiretamente à Taxa Selic.
Tenha em mente que a rentabilidade dos investimentos está atrelada ao risco: quanto maior ele for, maior a possibilidade de rentabilidade. Porém, investimentos de alto risco não são indicados para todos os tipos de investidores: apenas para os conhecidos por “investidores agressivos” – falamos mais sobre os perfis de investidores neste texto aqui.
Como aprender a andar de muletas?
Quem morre em A Maldicao da mansão Bly?
Como receber o auxílio do governo do Pará?
Como conseguir autorização do Ibama para uso de motosserra?
Como aplicar testosterona no glúteo?
Como acabou The Vampire Diaries?
Como fazer o cadastro da Monetizze?
Como se cadastrar no aplicativo da Cielo?
Como é que os ruminantes digerem a celulose?
Como manter a água de um lago cristalina?
Como vai ficar o Bolsa Família a partir de agora?
Como faço para me cadastrar no Sefaz?
Como saber se uma empresa está cadastrada na CVM?
Como faço para ser cliente mais do Pão de Açúcar?
Como se cadastrar no Jovem Aprendiz?
Como fazer CadÚnico pela internet?