Significa o não prolongamento do processo da morte além do que seria natural, podendo ser praticada somente por um médico. Portanto, não se abrevia o processo da morte (eutanásia) e também não se utiliza tratamentos desproporcionais (distanásia), buscando promover a morte digna e humana na hora certa.
A ortotanásia, também chamada de "eutanásia passiva", consiste em aliviar o sofrimento de um doente terminal através da suspensão de tratamentos que prolongam a vida mas não curam nem melhoram a enfermidade. Etimologicamente, a palavra "ortotanásia" significa "morte correta", onde orto = certo e thanatos = morte.
Etimologicamente, ortotanásia significa morte correta - orto: certo; thanatos: morte. Traduz a morte desejável, na qual não ocorre o prolongamento da vida artificialmente, através de procedimentos que acarretam aumento do sofrimento, o que altera o processo natural do morrer9.
De forma geral, a eutanásia pode ser definida como o ato de "antecipar a morte", a distanásia como uma "morte lenta, com sofrimento", enquanto que a ortotanásia representa a "morte natural, sem antecipação ou prolongamento".
A palavra ortotanásia tem sua origem no grego, sendo orthos reto/correto e thanatos morte. Portanto a origem etimológica de ortotanásia é morte correta.
Há termos de diferentes idiomas e épocas para descrever esse mesmo fenômeno, inexplicável até hoje para a Ciência: melhora da morte, o último adeus, a iluminação antes da morte (da era vitoriana no Reino Unido), a melhora do fim da vida, a visita da saúde, a melhora da despedida, o último uhul!, episódios de lucidez, a ...
A eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor. É prevista em lei, no Brasil, como crime de homicídio.
A eutanásia é uma forma de tratamento de pacientes portadores de doenças incuráveis, cujo objetivo é garantir a essas pessoas uma morte mais humanizada, com menos sofrimento.
A ortotanásia deve ser praticada pelo médico. Na situação em que ocorre a ortotanásia, o doente já se encontra em processo natural de morte, processo este que recebe uma contribuição do médico no sentido de deixar que esse estado se desenvolva no seu curso natural. Apenas o médico pode realizar a ortotanásia.
Como cuidar de um doente terminal?
Qual o melhor fio para miçangas?
Pode usar cimento cola vencido?
Como colocar espaçamento entre parágrafos ABNT?
Como apresentar recurso no JARI SP?
Quais os tipos de síndromes mais comuns?
O que significa alguém reclamão?
Qual a diferença entre o aço inox 304 e 316?
O que quer dizer uso contínuo na receita?
Qual é a dosagem do Rivotril mais forte?
Quem foi um dos principais representantes do rococó?
Qual lençol que não dá bolinhas?
São legitimados ativos para a propositura da ação de execução civil?
O que significa pondera na Bíblia?
Qual legume não pode ser congelado?
Pode viajar de carro com criança de 2 meses?