A Revolução Gloriosa marcou a consolidação da monarquia constitucional na Inglaterra por meio da deposição de Jaime II e da coroação de Guilherme de Orange e Maria Stuart. Após se aliar ao Parlamento inglês, Guilherme de Orange levou tropas para a Inglaterra e forçou Jaime II a fugir do país em 1688.
A Revolução Gloriosa foi um evento político ocorrido entre 16 na Inglaterra. A Inglaterra era um reino protestante, que desde 1685 tinha como monarca um rei católico, Jaime II da dinastia Stuart, que adotou políticas a favor de sua religião em detrimento do protestantismo.
Após a derrubada da monarquia, a Inglaterra tornou-se uma República que, a princípio, foi governada pelo próprio Parlamento, mas que, depois, caiu nas mãos de Oliver Cromwell, que implantou uma ditadura no país entre 16.
Oliver Cromwell
Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República. A Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 16, originou pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) em solo inglês.
Qual foi a ação do rei Jaime II que propiciou a união entre Tories e Whigs, culminando na Revolução Gloriosa? A. Perseguição contra católicos.
A Revolução Gloriosa ocorreu na Inglaterra em 1688. Foi um movimento impulsionado pelo Parlamento e o príncipe Guilherme de Orange contra a proteção do rei Jaime II à religião católica. A Revolução Gloriosa é considerada o fim da Revolução Puritana.
A Revolução Inglesa teve duas consequências principais: Estabeleceu um modelo de monarquia parlamentarista, com o centro de poder se deslocando para o parlamento (como é até hoje); Abriu caminho para que a burguesia nacional prosperasse; um primeiro passo para a Revolução Industrial Inglesa no século seguinte.
Nas antigas monarquias absolutistas, o rei era a personificação dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); Nas monarquias parlamentaristas, o monarca é o chefe e fiscal de Estado, ele apenas supervisiona; ao passo que a função de governar fica a cargo do 1º ministro do parlamento.
A Monarquia Constitucional ou Monarquia Parlamentar, é uma forma de governo na qual o rei é o Chefe de Estado de forma hereditária ou eletiva, mas seus poderes são limitados pela constituição. Enquanto na monarquia absolutista o rei não tinha que prestar conta ao parlamento, na monarquia constitucional, o rei é o chefe de Estado, ...
O país continuou a ser uma monarquia parlamentar até o rei Napoleão III ser derrotado na Guerra Franco-Prussiana. Uma das obrigações do soberano britânico é a abertura anual do Parlamento. A rainha Elizabeth II, ao lado do príncipe Philip, lê o discurso.
Em Portugal, a monarquia constitucional foi implantada em 1820, com a aprovação da primeira constituição portuguesa, após a Revolução Liberal de 1820, no Porto. Os reis portugueses ainda tinham grande influência no parlamento devido ao poder moderador, mas não podiam decretar leis sem a aprovação parlamentar.
O que acontece se parar de pensar?
Como se chama a técnica de pintura em que a tinta diluída em água?
Qual o nome que se dá aos anos de casamento?
Quais são os animais que comem carne e vegetais?
Quais são as características do transtorno opositivo-desafiador?
Como se chama uma prisão subterrânea?
Onde começa a transformação dos alimentos e onde termina?
Como é chamada a técnica que simula profundidade nas obras de arte?
Como DNA pode servir de prova para desvendar um crime?
Como lidar com pessoas que gostam de aparecer?
O que acontece se o DIU estiver mal posicionado?
Como fazer para saber se estou acima do peso?
Como posso saber se a minha imunidade está alta?
Como saber se o NIS está cadastrado na Coelba?
Como anda sua educação financeira?
Quais são os sintomas da candidíase no homem?
Como saber se estou tendo um infarto ou uma crise de ansiedade?