O contrato de experiência de 45 dias encaixa-se dento das exigências legais e pode ser considerado um acordo por prazo determinado de caráter temporário. Previsto pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), essa modalidade de contrato não poderá exceder 90 dias.
Sim! É possível demitir durante o período de experiência! Contudo, o empregador tem de se atentar para qual tipo de rescisão ele irá aplicar, pois, dependendo do tipo de demissão, o empregador poderá ter de arcar com uma indenização.
90 dias De acordo com o artigo 445 da CLT, o contrato de experiência pode ter duração de até 90 dias. Porém, o empregador pode optar por uma duração menor.
Se o empregado é demitido, quando a contratação não está dentro do prazo do contrato de experiência, normalmente, tem direito ao 13º Salário, férias, aviso prévio e multa de 40% sobre o saldo atualizado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outras verbas.
Existem três tipos de rescisão do contrato de experiência de um colaborador. O primeiro se refere ao término do período de experiência, enquanto o segundo é a rescisão pelo empregador no curso do contrato ou pelo pedido de demissão do funcionário.
Como já mencionado, a legislação determina que o prazo máximo não exceda 90 dias. Caso seja firmado um acordo de 45 dias, a relação contratual poderá ser renovada por mais 45 dias. O prazo mínimo sempre poderá ser acordado conforme a vontade das partes. Assim como poderá ser um contrato de experiência de 45 dias, poderá ser de 5, 10, 20, 30, etc.
O contrato de experiência funciona como um período de teste no qual os dois lados podem verificar a viabilidade do vínculo. O empregador tem direito ao desligamento com menos encargos. Já o funcionário pode se desvincular caso não sinta que todas as suas expectativas em relação ao cargo serão alcançadas.
Portanto, para que o contrato de experiência possa ser prorrogado, ele poderá ser no máximo de 45 dias, que prorrogando daria os 90 dias limitados pela lei. Em relação ao prazo mínimo, a lei trabalhista não estipulou limite, devendo ser acordado entre as partes.
Esclarecemos que os 90 dias de duração é o limite máximo de duração já com a prorrogação. Portanto, para que o contrato de experiência possa ser prorrogado, ele poderá ser no máximo de 45 dias, que prorrogando daria os 90 dias limitados pela lei.
Como saber se sou uma pessoa elegante?
Quem o Psicólogo não pode atender?
Como saber se passei no Enem 2020?
Qual a faculdade de geneticista?
Tem como saber se a pessoa recebeu o E-mail?
Qual a causa de água no joelho?
Como saber se somos compatíveis?
Qual o nível de TSH normal na gravidez?
O que devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
Como aprender a interpretar o mapa astral?
Como saber se sou descendente de espanhol?
O que fazer para inverter a rotação de um motor trifásico?
Como resetar as configurações originais de um jogo da Steam?
Como avaliar um paciente que teve AVC?
Como redefinir senha administrador Windows 7?