Como funciona a execução provisória na Justiça do Trabalho?

Pergunta de António Daniel Loureiro Baptista em 30-05-2022
(4 votos)

O processo executivo provisório corre por iniciativa exclusiva do exequente, ou seja, não poderá o juiz iniciar a execução provisória de oficio, devendo o credor promove-la por sua conta e risco, sendo responsabilizado por eventuais danos que venha a ocasionar ao executado.

O que é execução provisória no processo do Trabalho?

É aquela em que ainda se está discutindo o título executivo judicial. A fase de conhecimento ainda não encerrou, restando pendente um recurso, porém trata-se de um recurso que não tem efeito suspensivo. Previsão legal: artigo 899 da CLT.


Quando ocorre a execução provisória trabalhista?

A execução da sentença trabalhista pode ser provisória (art. 899 da CLT)- em caso de decisões das quais não tenha havido recurso com efeito suspensivo -, ou definitiva - condicionada ao trânsito em julgado do título executivo judicial (art. 879 da CLT).

Quando a execução é provisória?

“Art. 587. A execução é definitiva, quando fundada em sentença transitada em julgado ou em título extrajudicial; é provisória, quando a sentença for impugnada mediante recurso, recebido só no efeito devolutivo”.

Qual a finalidade da execução provisória?

A execução provisória tem por finalidade imprimir celeridade ao processo judicial. Na verdade, quando o Legislador permitiu a execução da decisão mesmo antes do seu trânsito em julgado, pretendeu acelerar o instrumento judicial.

Execução provisória no processo do trabalho | Trabalhista na Prática com a Gi


37 curiosidades que você vai gostar

Quais são os atos processuais que podem ser praticados na execução provisória?

“A execução provisória irá apenas até a penhora (art. 899 da CLT), parando ao alcançar essa fase processual. Não se pode falar em liberação de valores. O juiz não irá julgar os embargos eventualmente apresentados, pois o julgamento pode tornar-se inútil se a sentença for modificada por meio de recurso.

Quando a sentença pode ser executada provisoriamente?

A execução provisória, em regra, só pode ocorrer em casos de títulos executivos judiciais e tem caráter excepcional, ocorrendo nas hipóteses previstas em lei, quando a situação do credor é ainda passível de modificação, uma vez que a sentença que reconheceu seu crédito não se tornou ainda definitiva pela coisa julgada.

É possível a execução provisória da pena?

Entre as inúmeras inovações advindas da Lei nº 13.964/2019, uma delas acabou por atingir a sentença condenatória proferida no Tribunal do Júri no tocante aos seus efeitos, bem como a apelação manejada para a sua discussão.

O que quer dizer execução provisória?

O “cumprimento provisório de sentença” é a execução fundada em título provisório/decisão exequenda ainda não transitada em julgado pendente de julgamento de recurso recebido sem efeito suspensivo. O procedimento se desenvolve “da mesma forma que o cumprimento definitivo”, conforme preceitua o caput do art. 520 do CPC.



Outras questões

Qual é o Dia Mundial da Música?

Como se chama a atriz do filme Nasce Uma Estrela?

Como tirar parafina de Surf de tecido?

O que é Deus para os espíritas?

Como se chama jogo de luta?

Como tirar a própria sobrancelha com pinça?

Como foi criada a UML?

Como se escreve o nome da mãe?

Como se livrar dos pelos do rosto?

Como foram criadas as primeiras tintas na arte antiga?

Como tirar o açúcar das frutas?

Como tirar mancha de óleo da pedra de mármore?

Onde surgiu a medicina social?

Como se chamam as partes na exceção de Pré-executividade?

Como tirar pelo do cachorro?

Qual é o significado de São João?

Como está hoje a atriz que fez o filme Ghost?

Como surgiu o Ultron no filme?

Como tirar película de vidro colada?

Para que serve o Office no celular?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com