O sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid) funciona a partir da captação da luz solar por meio dos painéis solares, gerando eletricidade em corrente contínua (CC), que passa pelo inversor solar e é convertida em corrente alternada (CA) e é distribuída para o imóvel.
Enquanto o sistema on-grid depende da rede de distribuição, que fornece créditos pela energia excedente, o off-grid utiliza-se de baterias para manter o uso de equipamentos elétricos mesmo em períodos de menor produção.
O sistema de energia solar off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.
Assim, o valor de um kit de energia solar off grid completo sofre transformações quando se trata de diferentes dimensões e potências de bateria. No geral, o valor pode variar entre R$ 17 mil e R$ 20 mil, com equipamentos capazes de gerar até 10.000 W/h ao dia, incluindo o inversor solar.
O procedimento padrão é:
Sabendo das diferenças, conclui-se que o sistema on grid é comumente utilizada em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica. Enquanto que o off-grid não necessita da energia da rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais.
Conclusão. Podemos concluir então que não é possível transformar ou modificar um sistema fotovoltaico OnGrid para um OffGrid. Mas é completamente possível a utilização das placas solares (Módulos Fotovoltaicos) para utilização em um sistema fotovoltaico OffGrid, porém deverá realizar algumas modificações nas ligações.
Para isso, é necessário o kit de energia solar off grid com os seguintes equipamentos:
Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica, de maneira simplificada, são compostos de quatro componentes:
O sistema de energia solar on-grid, ou sistema fotovoltaico conectado à rede, é o sistema que permanece conectado à rede de distribuição, assim, em momentos em que não há produção de energia, é possível utilizá-la da distribuidora e, em casos de excesso de produção, recebem-se créditos de energia.
O sistema fotovoltaico on-grid é formado por equipamentos com a função de converter a energia solar em eletricidade e, por serem ligados à rede, também podem inseri-la diretamente na rede elétrica, transferindo o excesso de energia gerada para a distribuidora e economizando até 95% da conta de luz.
Sendo assim, entre os principais benefícios da energia solar fotovoltaica on-grid, podemos destacar o fato de que: É um sistema bem simples de se instalar, desde que com suporte técnico. Não é necessário investir em baterias de armazenamento, que são caras. Haverá uma grande redução na conta de luz do imóvel, gerando economia.
Assim, nasceu a energia solar on-grid. O primeiro país a utilizar a energia solar on-grid em maior escala foi a Alemanha (que até hoje alcança recordes em produção de energia solar no mundo) O sistema de energia solar fotovoltaica on-grid funciona da seguinte maneira:
O que é um curso de licenciatura?
Pode tomar dipirona com estômago cheio?
Como calcular a taxa real de um financiamento?
Quem pode portar arma dentro de avião?
Qual a principal via de ingresso de tóxico no organismo?
Como são feitos os desenhos abstratos informal?
Quanto tempo demora para receber o FGTS após demissão?
Como saber se a carne moída cozida está estragada?
Qual é o maior réptil do mundo?
Como não se deve começar uma redação?
Como tirar manchas de óleo diesel de roupas?
Quais são as melhores carnes de segunda para assar?
O que precisa para fazer uma reclamação no Procon?
Quem é mais forte Asta e Yuno?
O que significa o estado de sítio?