As câmeras de cinema são como as tradicionais, mas gravam imagens em movimento. Fazem isso tirando muitas fotos seguidas, uma após a outra, em geral 24 ou 30 por segundo. Elas gravam as imagens em um rolo de filme. Quando o projetor de cinema exibe as fotos do filme, uma após a outra, elas parecem estar em movimento.
São quadros com o desenho de cada uma das cenas. Cada quadro vem acompanhado das principais informações que vão orientar o diretor, a equipe de fotografia, direção de arte e toda a equipe de filmagem. O storyboard é o meio de obter o melhor controle e êxito no projeto. É o início da execução de todo o planejamento.
Clássico na maioria dos filmes, a câmera situa-se na mesma altura do objeto ou dos olhos do ator ou atriz. O enquadramento da imagem é feito de cima para baixo, com a câmera acima do nível do objeto filmado.
A diferença está no modo como a imagem é capturada e gravada. A câmera digital utiliza um sensor fotossensível (sensível à luz) para capturar a imagem. ... Câmeras digitais também armazenam as fotografias (e vídeos) em cartões de memória. A câmera analógica utiliza filme fotográfico na captura da imagem.
As câmeras de cinema digital de hoje em dia são resultado da tecnologia de vídeo digital tentando igualar a película. Esse é o primeiro galho na árvore da família de vídeo digital, dando origem a dois segmentos distintos. O segmento original continua até hoje e nos dá tecnologia mais avançada em câmeras de broadcast e lentes.
Além de ser projetada para acomodar lentes fixas e zoom de cinema, matte boxes e unidades de follow focus, assim como todos os outros acessórios utilizados no cinema, houve uma grande mudança nos formatos de compressão de vídeos que funcionavam muito bem para transmissão e a gravação em formatos sem compressão e com informação RAW.
Câmera de vídeo, filmadora ( português brasileiro) ou câmara de vídeo ( português europeu), é um dispositivo dotado de mecanismos que captura imagens em tempo real. Diferentemente da câmera fotográfica, a câmera de vídeo é capaz de registrar movimentos, trazendo assim uma maior dinâmica ao resultado final da produção.
Já o outro caminhou em direção à criação das câmeras de cinema digital de 35mm, desenvolvidas para serem operadas dentro do mesmo ambiente das câmeras de película e satisfazer todas as suas necessidades.