Trabalhadores de Postos de Revenda de Combustíveis (PRC) estão expostos ao benzeno devido à emissão de hidrocar- bonetos aromáticos voláteis no processo de trabalho, o que pode ocasionar intoxicação pelas vias cutânea, digestiva e, em especial, respiratória.
Os combustíveis líquidos (gasolina, diesel, etc.) são substâncias altamente inflamáveis que podem conter diversos agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente. A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos.
O que é o Benzeno? O benzeno é um hidrocarboneto aromático de fórmula C₆H₆, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico em sua estrutura. A principal fonte de benzeno em postos revendedores de combustíveis é a gasolina.
Assim como os frentistas, trabalhadores da extração e refino de petróleo, petroquímicas, siderúrgicas e outras empresas que utilizam benzeno na produção estão expostos aos riscos à saúde causados pelo agente químico.
Ser frentista pode ser prejudicial à saúde. Duas pesquisas mostram que esses profissionais correm riscos porque ficam expostos aos solventes da gasolina (benzeno, tolueno e xileno), que evaporam durante o abastecimento e são absorvidosa través da pele e respiração.
Morar muito perto de um posto de combustível pode prejudicar a saúde, segundo uma pesquisa da Universidade de Murcia, na Espanha. De acordo com o estudo, os gases dissipados pelo combustível na hora em que os carros são abastecidos contaminam o ar em um raio de até 100 metros.
É também encontrado na gasolina, na fumaça do cigarro e para fabricação de outros compostos, como plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos.
Inalação crônica de certos níveis de benzeno provoca transtornos no sangue em seres humanos. O benzeno afeta especificamente medula óssea (nos tecidos que produzem células sanguíneas).
“Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.
Nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração de veículos, a população em geral está exposta a concentrações altas de benzeno no ar.
Essa medida tem como objetivo mostrar ao empregado e à sociedade os riscos de contaminação oriundos do benzeno, que compõe a gasolina. Para manter o ambiente de trabalho com um alto nível de segurança, os proprietários devem adotar outras ações, como:
Seja durante o abastecimento de veículos ou em tarefas desempenhadas, como a lavagem de depósitos e tanques. O benzeno é uma substância cancerígena e pode adoecer o trabalhador frentista. No entanto, o Instituto Nacional do Câncer alerta para outras profissões reconhecidas pelo contato com essa substância.
A legislação prevê uma série de ações que os postos devem adotar para prevenir os danos provocados pelo benzeno. Veja as iniciativas mais relevantes abaixo! Para acompanhar como está a saúde dos empregados expostos ao benzeno, é necessário realizar hemograma completo com periodicidade mínima semestral.
Quais são os pontos luminosos?
Como ensinar Matemática de forma divertida?
Quem foi Francisco Campos e quais foram suas contribuições?
Quanto é anuidade Cartão Mais?
Deve ser reconhecido como litigante de Má-fé aquele que?
Qual a faixa de altitude da troposfera?
Como temperar uma mola de aço?
Quais são os aspectos da pena?
Como alterar o eixo horizontal de um gráfico no Excel?
Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo correio?
Qual é a importância dos biomas brasileiros?
O que provoca contrações na gravidez?
Para que serve o orçamento de financiamentos?