Para montar o tétrade bastam as 4 notas da sua formação, a Tônica, a terça, a quinta e a sétima. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo.
A tétrade refere-se a uma estrutura com terças sobrepostas, assim como a tríade. Neste caso, uma terça a mais sobreposta. Então a tétrade é uma tríade composta com uma sétima. Uma tríade pode ser maior, menor, aumentada ou diminuta.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.
Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.
O conjunto dos graus primeiro, terceiro, quinto e sétimo consistem em uma “tétrade”. O sétimo grau pode ser maior ou menor. Legal, então a partir de agora quando você ouvir falar “toque a tétrade do acorde xxx”, você já saberá que se trata do primeiro, terceiro, quinto e sétimo graus do acorde em questão.
O termo tétrade, na harmonia tonal, é referente ao conjunto de 4 notas fundamentais que estruturam e caracterizam um acorde musical. Se o acorde possui apenas 3 notas, diz-se que possui uma tríade.
Como mencionado, as tétrades são tríades com o acréscimo de mais uma nota, a sétima. Para ficar mais fácil de montar esses acordes, basta você pensar assim: a sétima maior fica meio tom abaixo da tônica, a sétima menor fica 1 tom abaixo da tônica e a sétima diminuta fica 1 tom e meio abaixo da tônica.
A sua mão direita, para tocar o acorde com 3 notas, como o acorde maior e menor, irá utilizar os dedos onde os números combinem com os graus. Por exemplo, em um acorde maior (1º – 3º – 5º), utilize os dedos 1 – 3 – 5 na mão direita. Já na mão esquerda, você vai tocar apenas o 1º e o 5º grau.
Como você já viu no início deste post, os acordes são formados por um conjunto de 3 ou mais notas executadas simultaneamente. Em um primeiro momento, vamos considerar que a primeira nota que forma o acorde (ou a nota que determina o nome do acorde) será a Fundamental. Por exemplo, se o acorde for um Dó Maior, a nota dó será a fundamental.
Obs.: em alguns casos, os acordes podem ser notados de outras maneiras, como na tablatura, por exemplo, (para alguns instrumentos de cordas: violão, guitarra, cavaquinho, etc…). Porém, trataremos aqui somente da partitura e da cifra, por se tratarem de duas formas universais de notação musical, que não se limitam a instrumentos específicos.
De acordo com a disposição destes intervalos de terça, podemos determinar qual é a característica do acorde (se ele é menor, maior, com sétima e etc…). Eles podem existir em dois principais grupos: Tríades – formados por três notas diferentes; Tétrades – formados por quatro notas diferentes.
Eles podem existir em dois principais grupos: Tríades – formados por três notas diferentes; Tétrades – formados por quatro notas diferentes. Tríades e tétrades possuem o que chamamos de notas de acorde, ou seja, são as principais notas que formam o acorde.
Como organizar o tempo no dia a dia?
Qual o hormônio que causa o melasma?
Qual a diferença entre a EcoSport FreeStyle é a Titanium?
Quais são os tipos de ervilhas?
O que é carbocisteina para cabelo?
Como podemos conceituar uma licitação pública sustentável?
Quanto tempo Noé e sua família ficou na arca?
Quais são os sintomas do fígado com cirrose por ingestão de álcool?
Quanto tempo demora a cicatrizar um piercing no nariz?
Como criar uma empresa em portugal?
Quem é o proprietário da Rede Record?
Qual a melhor marca de vinagre de maçã para emagrecer?
Quais são os 7 Elementos para a construção de uma narrativa digital?
Quando as redes sociais surgiram no Brasil?
O que fazer para diminuir a arritmia cardíaca?
Qual a diferença entre um app nativo é um webapp?