A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.
A Terra surgiu há cerca de 4.5 bilhões de anos, juntamente com o sistema solar, que foi originado a partir da nuvem primordial. No centro dela, a concentração de matéria fez surgir o Sol e em torno da nuvem havia corpos menores, que deram origem aos planetas e planetóides.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
Depositphotos Segundo cientistas, a origem da Terra se deu com uma grande explosão, conhecida como Big Bang. Desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra está em constante transformação, seja em seu interior ou na superfície. ...
20 curiosidades que você vai gostar
Hoje os cientistas sabem com relativa precisão que o nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos.
A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés.
Vindas com o surgimento da fotossíntese, as primeiras doses de oxigênio surgiram por entre as rochas há cerca de 3,5 bilhões de anos. ... O acúmulo de oxigênio oxidou o ferro nos oceanos e formou camadas de rochas enferrujadas chamadas de formações de ferro bandado.
As transformações da Terra são causadas por movimentos que ocorrem na estrutura da Terra, que comparamos a um ovo. No núcleo da Terra, em função do decaimento radioativo dos elementos químicos, ocorre grande produção de calor. Esta energia produz correntes de convecção no manto da Terra.