As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. ... Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.
O dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas. A princípio, as permutas eram baseadas na quantidade de tempo de trabalho gasto para produzir a mercadoria. Por exemplo, um pescador dava sua pesca do dia em troca da colheita obtida em um dia por um agricultor.
Segundo o historiador grego Heródoto, foi Creso, rei da Lídia (atual Turquia), quem cunhou as primeiras moedas, entre 6 a.C.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. ... Aos poucos esses comprovantes passaram a ser usados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.
Mercadores chineses começaram a usar dinheiro de papel na dinastia Tang (que se estendeu de 6 d.C.).
Depois de um tempo, houve uma padronização no formato e tamanho desses metais. Assim, seu valor era definido pelo tipo de metal da moeda, por exemplo, o ouro vale mais que a prata, que vale mais que o cobre. ... Agora, as moedas são feitas de liga metálica e níquel.
João VI ordenou a criação do Banco do Brasil, que passaria a desenvolver a emissão de papel-moeda em quantidade proporcional ao lastro oferecido pela quantidade do ouro presente nos cofres públicos. Dessa forma, a quantidade de dinheiro no mercado seria sustentada pelas reservas controladas pelo governo.
Robert Kahn
Vint Cerf
Internet/Inventores
Couro, penas, peixe seco, sal grosso, pinga, tabaco. Tudo isso já foi moeda corrente. Mas a que deu certo mesmo foi outra: o dinheiro falso – uma criação da Grécia Antiga que você carrega na carteira até hoje.
O primeiro dinheiro a circular no Brasil foi a moeda-mercadoria. ... As primeiras moedas metálicas - de ouro, prata e cobre - chegaram com o início da colonização portuguesa. A moeda portuguesa, o real, foi usada no Brasil durante todo o Período Colonial. Assim, tudo se contava em réis - plural popular de real.
Pelo seu especial protagonismo na história do dinheiro, a abordagem que aqui desenvolvemos privilegiará a moeda, em sentido corrente, e o papel-moeda. Mas antes das mais antigas moedas conhecidas surgirem, o dinheiro tinha já pelo menos três milénios de história. 3. Origens
O dinheiro, tal como conhecemos hoje, surgiu no século VII a.C. num reino da Ásia Menor chamado Lídia, localizado na atual Turquia ocidental. Quem diz isso é o historiador grego Heródoto (485-425 a.C.), em suas Histórias.
Nessa época não existiam as moedas e o dinheiro de papel, como conhecemos atualmente. Com o tempo, determinadas mercadorias, por sua importância à sociedade, passaram a ser mais valorizadas e com isso ficaram conhecidas como moedas-mercadoria. As principais eram o gado e o sal (que servia para a conservação dos alimentos).
Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro. Reconstituição de antigo processo para cunhagem de moedas.
Qual o melhor horário para tomar óleo mineral?
Como montar um cardápio simples e barato para a semana?
Como fazer projetos pelo celular?
Como preparar o narguilé para fumar?
Como manter e monitorar os funcionários colaboradores?
Como montar um cantinho para o bebê no quarto dos pais?
Como modificar um texto copiado de internet?
Como montar um quadrado mágico?
Como resolver o cubo mágico F2L?
Como colocar guidão de bicicleta Monark?
Como montar uma planilha de fluxo de caixa simples?
Como acessar o pendrive pelo terminal do Linux?
Qual o valor para montar uma loja de doces?
O que é preciso para montar a cavalo?
Como fazer para receber o BPC?
Como transferir dados de uma planilha de Excel para outra?
Como recuperar dados da declaração de Imposto de Renda 2020?
O que preciso para desenvolver um programa de gestão de qualidade?