Constitui-se como uma fase da arte grega e é caracterizado pela existência de motivos geométricos na cerâmica, que floresceram no final da Idade das Trevas. O seu centro era Atenas. A arte geométrica foi difundida entre as cidades comerciais das Ilhas Egeias.
O ser humano retratado em sua própria obra. A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
Chama-se de arcaico o período em que os gregos começaram a desenvolver técnicas sob a influência e contato com as idéias das civilizações mais antigas do Egito e do Oriente. Durante essa fase, os escultores gregos desenvolveram a representação da figura humana, tornando-a mais realista.
Na época da hegemonia helenística (século III a.C.), a construção, que conservou as formas básicas do período clássico, alcançou o ponto máximo de suntuosidade. As colunas de capitéis ricamente decorados sustentavam frisos trabalhados em relevo, exibindo uma elegância e um trabalho dificilmente superáveis.
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Friso do PartenonFídias Arte da Grécia Antiga/Obras de arte
A arte grega, incluindo a escultura, pode ser dividida em três períodos: Arcaico, Clássico e Helênico.
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
Podem-se distinguir quatro grandes períodos na evolução da arte grega: o geométrico (séculos IX e VIII a.C.), o arcaico (VII e VI a.C.), o clássico (V e IV a.C.) e o helenístico (do século III ao I a.C.). No chamado período geométrico, a arte se restringiu à decoração de variados utensílios e ânforas.
Constitui-se como uma fase da arte grega e é caracterizado pela existência de motivos geométricos na cerâmica, que floresceram no final da Idade das Trevas. O seu centro era Atenas. A arte geométrica foi difundida entre as cidades comerciais das Ilhas Egeias.
Características da Arte Grega. Os gregos se destacaram especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura. Vejamos algumas características: Simetria; Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.
As esculturas gregas que chegaram até o dias de hoje são cópias feitas pelos romanos. Poucos exemplos, como a Vênus de Milo, são originais. Os principais nomes da escultura grega foram: Fídias, Lisipo, Miron, Policleto e Praxíteles. Veja também: Escultura Grega.
Qual é a organela relacionada a fotossíntese?
Como abrir dois jogos ao mesmo tempo na Steam?
Como se chama a organela responsável pela fotossíntese como é sua estrutura *?
Como se chama a partícula C em cada oração?
Como se chama a parte líquida do sangue do que é formada?
Como se chama a parte mais baixa do relevo submarino?
Como parar de ter medo de fogos de artifício?
O que significa sonhar com funcionários?
Como se chama a passagem da água da fase gasosa para líquida?
Como se chama a linha vertical piscando que aparece quando é clicado em uma área de documento?
Como se chama a penalidade contra jogador?
Onde ir de férias com pouco dinheiro?
Como foi seu processo de criação de Videocriatura?
Como foi o processo de industrialização da Índia?
Quando surgiu a civilização indiana?
Como foi possível a travessia do Estreito de Bering?