O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
O barroco no Brasil ocorreu entre 16, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. ... Na Europa, o barroco surgiu no final do século XVI e perdurou até o século XVIII.
Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.
de 16 O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 16. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
Em decorrência da Contrarreforma, nesse período a arquitetura barroca destacou-se pela construção de várias igrejas. O objetivo era propagar o catolicismo e, ao mesmo tempo, reafirmar seu poder.
Estudar as características do Barroco brasileiro. Conhecer a origem e as diferenças regionais desse movimento artístico.
Principais Características da Arte Barroca. A Coroação da Virgem, do pintor italiano Carraci. Por ter se desenvolvido em diversos lugares, o estilo barroco não possui um caráter homogêneo. Existem várias diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades distintas.
Entre 17 estruturou-se um novo momento de produção da arte barroca, o estilo joanino, cujas origens remetem ao barroco romano e fora a expressão do reinado de D. João V de Bragança, rei de Portugal entre 17, período coincidente com o auge da extração de ouro do Brasil.
A pintura barroca expressava o momento enfrentado pela Igreja Católica e a sua necessidade de se reaproximar dos fiéis após a Reforma Protestante. Inicialmente, a pintura era trazida de Portugal, feita em azulejos, e descrevia passagens da Bíblia.
Artes Barrocas no Brasil Muitas obras barrocas, principalmente na arquitetura, além de pinturas e esculturas, existem até hoje como legados do Barroco no Brasil e são considerados, inclusive, Patrimônio da Humanidade. Os edifícios sacros são os destaques da arquitetura barroca no Brasil.
O que é evolução da sociedade?
Como cuidar de um pé de manga?
Como era a televisão antigamente e como ela é hoje?
O que fazer para cuidar da pele em casa?
O que foi a expansão do capitalismo?
Como se deu a morte de Luís XVI?
Como fazer gás com fezes de porco?
O que foi a expansão do Renascimento?
Qual a evolução da fotografia?
Como foi a escravidão nas Américas e no Brasil?
Como fica a situação dos carros da Ford no Brasil?
Como o plástico foi descoberto?
Como foi a Educação de Dom Pedro II?
O que é bom para nervo ciático inflamado?
Como evitar que zoonoses sejam transmitidas tanto para outros animais quanto para seres humanos?