Em 1910, o senhor Edward Albert Sharpey-Schafer encontrou que o diabetes resultou da falta da insulina. Denominou o açúcar no sangue de regulamento químico como a insulina do “insula latino”, significando a ilha, na referência às ilhotas de Langerhans deprodução no pâncreas.
O termo diabetes foi cunhado lá pelo ano 70, na Grécia antiga, quando Areteu da Capadócia descreveu a doença pela primeira vez.
O termo latino "diabetes" tem origem no vocábulo grego διαβήτης, por sua vez derivado do verbo διαβαίνω, que significa «passar através». Proveniente do latim, o termo mellitus significa «aquilo que contém mel; doce como o mel», numa referência ao excesso de glicose presente na urina do portador da doença.
A terminologia “diabetes de tipo 3” foi introduzida em 2005 por Suzanne de La Monte, cujo grupo de pesquisa examinou o tecido cerebral de pacientes com DA que vieram a óbito, observando que a patologia demonstra elementos dos diabetes de tipo 1 e 2, ou seja, além da diminuição na produção de insulina, é também ...
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
Aretaeus, médico que viveu na Grécia entre os anos d.C., criou o termo diabetes mellitus para fazer referência ao gosto adocicado da urina desses pacientes.
Em 1500 antes de Cristo, médicos egípcios descreveram casos de pessoas que urinavam muito e emagreciam até a morte. Aretaeus, médico que viveu na Grécia entre os anos 80 d.C. e 138 d.C., criou o termo diabetes mellitus para fazer referência ao gosto adocicado da urina desses pacientes.
Diabetes Tipo 1 (DM 1) – Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, beta levando a deficiência de insulina.
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
O termo “diabetes” foi o primeiro a surgir. “No século II, na Grécia Antiga, a doença recebeu esse nome, que significa 'passar através de um sifão', devido à semelhança entre a drenagem de água por meio de um sifão e a perda excessiva de urina pelos pacientes”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli.
O diabetes do termo foi inventado provavelmente por Apollonius de Memphis em torno de 250 BC. O diabetes é gravado primeiramente em inglês, no diabete do formulário, em um texto médico escrito por volta de 1425. Era em 1675 que Thomas Willis adicionou a palavra ““mellitus”” ao diabetes da palavra.
Quem sofre de diabetes açucarado não produz insulina. Com isso, o corpo não consegue absorver a glicose do sangue, as células começam a "passar fome" e o nível de açúcar no corpo permanece constantemente alto. A insulina como medicamento é obtida em forma cristalina do pâncreas de bovinos e suínos.
Em 1889, os pesquisadores Oskar Minkowski e Josef von Mehring descobriram a insulina no pâncreas de um cachorro. A dificuldade era isolar o hormônio que segrega a insulina. Alguns anos depois, em 1921, o médico canadense Frederick Banting e seu auxiliar, o estudante de Medicina Charles Best, decidiram repetir o experimento, ...
O que significa reticências em uma frase?
O que são exercícios ativos e passivos?
Quanto tempo dura uma consulta de Tarot?
Como consultar precatório pelo CPF SP?
O que fazer com crianças na praia?
Quem são os filhos da Vera Ficher?
Quanto tempo vale um laudo médico para cirurgia?
Quais são os alimentos vasodilatadores?
Quem tem chumbo no corpo pode fazer ressonância magnética?
O que compete ao Técnico de Estética?
Como chamar a atenção de um homem de câncer?
Quais são as principais causas e consequências dos problemas ambientais?
Qual o valor do Prisma 1.4 2015 LTZ?
Porque as folhas da quaresmeira ficam amarelas?