Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. ... As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.
Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas por volta de 9.000 a.C1., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.
Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação.
A técnica construtiva em alvenaria de tijolos ou blocos cerâmicos remonta aos antigos caldeus e assírios, que em torno de 4000 a.C. já usavam este material para erguer casas e palácios.
A cerâmica começou a ser utilizada desde os tempos antigos, na construção de casas, vasilhas, armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes e até como superfície para escrita. ... Os vasos e artes eram feitos pelos indígenas que habitavam a ilha, se tornando uma das primeiras aparições da cerâmica no Brasil.
No Brasil, estudos mostram que o uso da cerâmica se iniciou na Ilha de Marajó, no Pará. Os vasos e artes eram feitos pelos indígenas que habitavam a ilha, se tornando uma das primeiras aparições da cerâmica no Brasil.
Cerâmica é a arte de fazer vasos, esculturas e outros objetos com argila. Após ser modelada, a argila vai para o forno, o que a deixa dura e resistente ao calor e à água. Os objetos prontos também são chamados de cerâmica. A cerâmica é a arte de usar a argila para criar objetos como pratos, vasos e esculturas.
No Brasil, estudos mostram que o uso da cerâmica se iniciou na Ilha de Marajó, no Pará. Os vasos e artes eram feitos pelos indígenas que habitavam a ilha, se tornando uma das primeiras aparições da cerâmica no Brasil.
A cerâmica surgiu no período de transição do Mesolítico para o Neolítico, ao iniciar-se o desenvolvimento da agricultura. As primeiras técnicas dependeram do grau de civilização de cada cultura e da sua relação com os outros povos.
Com a cerâmica é possível o fabrico de tijolos, telhas, peças para grelhagem, entre outros. O processo de fabrico compreende as seguintes etapas: preparação da pasta (barro ou argila); formação das peças; secagem e cozedura. A matéria-prima é transportada por carros de mão ou correias até ao local de elaboração.
As primeiras cerâmicas de que se tem notícia são da pré-história: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram escurecidas por óxidos de ferro. A cerâmica para a construção e a cerâmica artística com características industriais só surgiram na Antiguidade em grandes centros comerciais.
Da Era Neolítica aos dias de hoje, os artistas continuam com seus dedos ágeis transformando blocos de argila e criando novas utilidades para a população. A cerâmica, tanto de uso comum como artístico, é produzida hoje por toda parte, seja em grandes estabelecimentos ou por pequenos artesãos.
Como tonalizar o cabelo prata?
Como usar o Google Tradutor no WhatsApp Youtube?
Como faço para Imprimir em Adobe Reader?
O que significa o verbo auxiliar does?
Quanto tempo dura o veneno ficam?
Para que serve o tricofort para cabelo?
Para que serve selante de pontas?
Como colocar o filtro de carvão na coifa?
Como usar tradutor no teclado do iPhone?
Como usar camiseta de uniforme com estilo?
Como baixar a apresentação do Prezi?
Como baixar o Skype no celular?
Como instalar o Certificado Digital A3 Serpro?
Como instalar purificador na parede?
Como cadastrar no SUS Salvador?
Como se cadastrar no Sicaf pessoa física?