Heráclito (540-470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor. ... Heráclito nasceu em Éfeso, antiga colônia grega, na Ásia Menor (atual Turquia), no ano de 540 a.C. Filho de tradicional família de sacerdotes, abriu mão de seus direitos em benefício do seu irmão.
Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza.
Estabeleceu a existência de uma lei universal que rege o mundo e determina sua harmonia (ao que ele chamou pela palavra grega Logos, que significa razão ou causa do mundo). Outro elemento importante e bastante conhecido de sua doutrina diz respeito à transitoriedade das coisas, que estão em constante movimento.
Por meio de aforismos, Heráclito entende o devir como atributo de transformação que modifica o próprio ser (o ser se transforma constantemente e esse movimento de transformação é devir; logo, o devir é ser), conforme será discutido mais adiante.
Heráclito de Éfeso (500 a.C.) concebia a realidade do mundo como mobilidade, impulsionada pela luta dos contrários. Sobre sua filosofia, é correto afirmar que. I. a imagem do fogo, com chamas vivas e eternas, representa o Logos que governa o movimento perpétuo dos seres.
“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”.
Seguindo uma linha de pensamento mística, ele acreditava que a unidade da realidade se dava em uma unidade composta pela multiplicidade, isto é, pelo conflito de elementos opostos. Eis uma palavra importante do vocabulário de Heráclito: conflito.
Tudo flui e nada permanece
“Tudo flui e nada permanece”, Heráclito.
Teoria filosófica Segundo Heráclito, a realidade é um movimento: “Tudo flui, nada permanece”. Logo, o autor compara o mundo com um rio – pois não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, já que a água que corre agora sempre será diferente daquela que passou.
A ontologia é a parte da filosofia que estuda o ser em si, independente de suas qualidades. Se o ser é visto como algo estático, permanente, o devir é a mudança, o movimento. ...
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