Ouça em voz altaPausarEm razão da crise que se instalou na Venezuela, o Brasil permitiu que os venezuelanos buscassem refúgio, oferecendo residência temporária e possibilitando que os imigrantes pudessem inserir-se na sociedade. Assim sendo, os venezuelanos acreditam que conseguirão melhores condições de vida no território brasileiro.
Ouça em voz altaPausarSegundo o ministro da Cidadania, João Roma, “cerca de 260 mil refugiados imigrantes venezuelanos vivem no Brasil. ... Um total de 88% dos venezuelanos interiorizados viajou em grupos familiares, enquanto outros 12% viajaram sozinhos”, complementa a Acnur.
Ouça em voz altaPausarEstima-se que no Brasil vivam 260 mil venezuelanos. Pelo menos 48% desses refugiados e imigrantes residentes perdeu o emprego formal ou a renda diária durante a crise sanitária. Mesmo assim, 93% afirmaram ser muito boa (47%) ou boa (45%) sua relação com vizinhos brasileiros.
Ouça em voz altaPausarManaus é líder em número de venezuelanos acolhidos pela estratégia de interiorização. Foram 4.893. Na lista das dez cidades que mais receberam os vizinhos, oito são capitais. As outras duas são Dourados (MS), para onde foram 2.517, e Chapecó (PR), que já recebeu 1.056.
Ouça em voz altaPausarResposta: FOI ASSIM Os venezuelanos que chegam em situação de vulnerabilidade ou que ficam para esperar pelos trâmites administrativos são acolhidos pelo Governo do Brasil. Após passarem pelo posto de triagem avançada, as pessoas são encaminhadas para os centros de alojamento.
Ouça em voz altaPausarA falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência resultou em uma situação de miséria, fome, agravamento de doenças e violência. Por causa disso, milhares de venezuelanos começaram a migrar para outras regiões à procura de melhores condições de vida e oportunidades de emprego.
Ouça em voz altaPausarO governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 50 mil venezuelanos já foram interiorizados no Brasil — ou seja, foram recebidos pelos postos da Operação Acolhida na Região Norte e, após uma série de procedimentos, estão realocados em situação regular em mais de 670 municípios do país.
Ouça em voz altaPausarOs principais ramos que empregam essas pessoas são: comércio (37%), serviço de alimentação (21%) e construção civil (13%). Do total, 52% trabalham mais de 40 horas por semana.
Ouça em voz altaPausarA imigração venezuelana no Brasil foi motivada por uma crise socioeconômica e humanitária vivida na Venezuela. A imigração venezuelana no Brasil foi motivada pelo cenário de crise vivido na Venezuela, que enfrenta um caos político, econômico e institucional. O país vive instabilidades no governo desde 2013.
Ouça em voz altaPausarOs municípios que mais receberam os novos moradores foram Manaus (4.931), Curitiba (3.073) e São Paulo (3.033).
Como fazer para usar o Tinder gratuito?
Como tirar o celular de inglês para português?
Qual é o número de prótons do nitrogênio?
Qual o valor de uma perna mecânica?
Como era constituída a família nesta época?
O que é desenvolvimento seguro?
Que tinta usar para pintar parede com textura?
Quais são os principais componentes do citoesqueleto?
Quais as dicas de linguagem corporal no trabalho?
O que é ética aplicada e quais são seus ramos principais?
Como deve ser o refeitório de uma empresa?
Quantos deficientes existem no Brasil 2020?
Qual o tipo de ligação química ocorre entre átomos de semicondutores?
Por que a baixa umidade prejudica o processo de fabricação de rações?