Os afrescos do teto da capela sistina foram feitos por Michelangelo sob encomenda pelo papa Júlio II. Nesse sentido, temos que foi um trabalho que durou um total de 4 anos tendo em vista complexidade de fazer uma pintura no teto. ... Importante notar ainda que os afrescos eram pinturas muito comuns nos tetos das igrejas.
São eles: Zacarias, sibila Délfica, Isaías, sibila cumana (foto), Daniel, sibila líbica, Jonas, Jeremias, sibila pérsica, Ezequiel, sibila eritreia e Joel.
Os nove painéis contam a história da criação. O primeiro representa a luz sendo separada das trevas; o segundo retrata a criação do sol, da lua e dos planetas e o terceiro representa a terra sendo separada do mar.
O teto da Capela Sistina, no Vaticano, é uma realização prodigiosa de Michelangelo. Vários painéis que retratam histórias essenciais do Gênesis são circundados por uma moldura com cenas e figuras adicionais. Michelangelo fez cerca de trezentos desenhos preliminares para o teto.
A cena recebe dois escudos pintados nos tons dourado e bronze, amparados por quatro ignudi destacados pela técnica do Trompe l'oeil. MICHELANGELO (1475-1564) DETALHE: Sibilas e Profetas. Fresco, 1508-1512. Cappella Sistina, Palazzi Pontifici, Vatican, Itália.
1508–1512 Teto da Capela Sistina/Criação
Capela Sistina
Teto da Capela Sistina/Localização
Michelangelo
Teto da Capela Sistina/Artistas
A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 14.
Na área central do teto, subdividido por vigas, Michelangelo representou, em afresco, nove cenas do Gênesis[2] desde a Separação das Trevas da Luz até a Embriaguez de Noé, organizados entre arcos, cornijas e colunas pintadas em Trompe l'oeil[3]. MICHELANGELO (1475-1564) Teto da Capela Sistina.
O teto da Capela Sistina é constituído por um extenso afresco, concebido por Michelangelo entre 15. O trabalho, feito a pedido do papa Júlio II, é ...
Para alcançar o teto da capela, Michelangelo projetou seu próprio andaime, uma plataforma de madeira com suportes construídos a partir de buracos nas paredes, em áreas próximas ao topo das janelas, em vez de a partir do chão. Mancinelli especula que isso foi feito com o objetivo de diminuir os custos do material usado.
1-A Capela Sistina é um dos maiores tesouros da humanidade e um coração pulsante da fé e da cultura universal. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 14. Ele também construiu a Ponte Sisto, que liga Trastevere ao bairro antigo de Roma.
As mais recentes intervenções (19) de restauração na Capela Sistina, focadas na limpeza dos afrescos, revelaram um lado de Michelangelo que estava sendo ignorado pelos historiadores, não intencionalmente.