Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil (1891-1894) e entrou para a história como “Marechal de Ferro”.
O apelido de "Marechal de Ferro" se popularizou devido à força com que o presidente suprimiu tanto a Revolução Federalista, que ocorreu na cidade de Desterro (atual Florianópolis), como a Segunda Revolta da Armada.
Conhecido como “Marechal de Ferro”, “A Esfinge” e “Consolidador da República”, Floriano Peixoto foi o segundo presidente da República brasileira. Nascido em 1839, em Maceió (AL), lutou na guerra do Paraguai. Após a proclamação da República, foi eleito vice-presidente do governo Marechal Deodoro.
Os anos de governo de Floriano Peixoto ficaram marcados pelos acontecimentos relacionados à Revolta da Armada e à Revolução Federalista. A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de “marechal de ferro”.
Vocábulo que se aplicou ao primeiro fenômeno político centrado na figura de uma liderança republicana, a de Floriano Peixoto, o vice-presidente que se tornou o segundo presidente da República com a renúncia forçada do presidente Deodoro da Fonseca em 23 de novembro de 1891.
Antônio Ernesto Gomes Carneiro Revolução Federalista/Comandantes
Marechal de Ferro
Entrou para a história com o apelido de “Marechal de Ferro” pelo seu jeito duro de agir diante dos problemas.
primeiro-tenente
Carreira Militar Em 1857, Floriano Peixoto alistou-se no Exército. Em 1861 ingressou na Escola Militar. Em 1863 recebeu a patente de primeiro-tenente.
Conhecido como Marechal de Ferro, Floriano Peixoto enfrentou, na presidência, duas rebeliões: a Revolta da Armada, resultado de conflitos entre o Exército e a Marinha, no Rio de Janeiro, e a Revolução Federalista, iniciada no Rio Grande do Sul, na qual enfrentaram-se os republicanos de orientação positivista e os ...
- Promulgação da Constituição de 1891. Suas principais características foram: federalismo; divisão dos poderes em três (executivo, legislativo e judiciário); voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar).
Nota: Se procura outros significados de Floriano Peixoto, veja Floriano Peixoto (desambiguação).
Com a renúncia do então presidente, Floriano Peixoto assume a direção do Brasil, com fama de ser bastante enérgico, atuando até o ano de 1894. Depois disso, abandonou completamente a política e veio a falecer aos 56 anos, em 1895, decorrente de cirrose. Qual foi a importância de Floriano Peixoto para a política brasileira?
Floriano reagiu com violência às duas revoltas ocorridas em seu governo. A da Armada terminou com o presidente suspendendo as liberdades individuais. O fim do governo Floriano Peixoto, em 1894, marcou também o fim da República da Espada. Depois de tumultuosos governos militares, o Brasil começava sua fase civil na presidência.
O então coronel Floriano Peixoto em 1881, ano em que deixou o comando do Arsenal de Guerra de Pernambuco. Retornou à capital em 1870 para completar seu bacharelado em ciências físicas e matemáticas, concluindo a disciplina de mineralogia, única que restava para concluir o curso.
Como desbloquear um site no chrome?
Com quanto tempo de trabalho recebe seguro desemprego?
Qual é a praia mais bonita do Brasil?
Qual é o tipo de clima predominante no Brasil?
O que é considerado falta justificada?
Como recuperar arquivos formatados do hd?
Qual o salário de um gerente da HAVAN?
Como se chama o estojo em Curitiba?
Quanto tempo aguenta o bacalhau no frigorifico?
Quanto tempo demora o abacateiro a dar fruto?