Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual. Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais.
Os séculos em que as capitanias que eram usados como referência na organização do território brasileiro foram do século XV ao século XVIII.
O que foram as capitanias hereditárias? ... Consistiam basicamente na divisão do território português (estipulada pelo Tratado de Tordesilhas) em 15 faixas de terra, que seriam entregues a portugueses responsáveis pelo povoamento da capitania, além do seu desenvolvimento econômico.
Deveres dos donatários Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil. Desenvolver a colonização dos territórios. Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração do pau-brasil. Fundar vilas na colônia.
As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.
substantivo feminino [História] Unidade administrativa do Brasil colonial sob o comando de um capitão-mor; as terras eram doadas a indivíduos da nobreza portuguesa que ficavam responsáveis pela defesa e colonização da região; não podiam ser vendidas e eram transmissíveis apenas por herança.
Capitanias hereditárias que prosperaram Entre as catorze capitanias, apenas duas tiveram resultados econômicos expressivos de imediato. Pernambuco prosperou por conta da produção de açúcar nos engenhos, e São Vicente prosperou em virtude da comercialização de índios como escravos.
De todos os territórios Brasileiros que foram divididos em capitanias, o lugar onde se verificou maior desenvolvimento foi a região da Nova Lusitânia (correspondente aos atuais Estados de Pernambuco e Alagoas), seguido pela Capitania de São Vicente .
A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral. Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500, durante a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.
O sistema de capitanias havia sido implementado pelos portugueses na Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
Quais exames são feitos pré operatorio?
Como ter mais fôlego debaixo da água?
O que fazer para melhorar a audição?
Como fazer o Cadastro Único pela internet?
Qual o meu perfil do professor?
Quais os quatro fatores que influenciam na decisão de compra?
O que é bom para limpar a tela do celular?
O que é saúde e qual sua importância?
Qual a idade da atriz Beth Faria?
O que é o ensino superior completo?
Quantos brasileiros sofrem de estresse?
Por que foi criada a posição do líbero?
O que são organismos unicelulares e pluricelulares?
Qual é o sinal de Deus na Bíblia?
Quem são os imigrantes no Brasil?