Com a consolidação da vitória de Franco, implantou-se em toda a Espanha a ditadura franquista, que se estendeu até 1975, quando o ditador espanhol morreu. Historiadores consideram que, até 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, o governo de Franco tinha orientação fascista.
O regime era mantido por efeito da força radical e eliminadora de adversários que o governo desfrutava. O Franquismo só chegou ao fim, como regime político, com a morte do ditador Francisco Franco em 1975, o que abriu espaço para a transição para uma democracia parlamentar.
As Milícias Operárias e Camponesas Antifascistas (Espanhol: Milicias Antifascistas Obreras e Campesinas, MAOC) eram um grupo de milícia fundado na Segunda República Espanhola em 1934. ... As MAOC estiveram especialmente ativas nos poucos meses anteriores ao golpe de 1936 e nos primeiros meses da Guerra Civil Espanhola.
As bases do regime franquista foram definidas pelo autoritarismo, unidade nacional espanhola, promoção do clero e religião católicos, nacionalismo castelhano (com a supressão dos direitos das outras culturas, como os bascos e catalães), militarismo, corporativismo nos moldes fascistas, anti-comunismo e anti-anarquismo.
Pouco tempo após as eleições, o Exército, sob a liderança do general Francisco Franco, se rebelou contra o novo governo. Começava a Guerra Civil Espanhola com uma tentativa de golpe de Estado em 17 de julho de 1936. ... Países democráticos como a França e Inglaterra não se envolveram no conflito.
Características do Franquismo A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.
Os comunistas dominaram o governo espanhol até 1934, quando os setores de direita conseguiram chegar ao poder. Dois anos mais tarde, os liberais, republicanos, socialistas e comunistas formaram uma grande frente de coalizão chamada de Frente Popular.
A aliança da Espanha com os Estados Unidos terminou seu isolamento internacional e abriu a economia. Entretanto, ficou definitivamente para trás das economias das democracias europeias que na guerra mundial tinham sofrido um desastre semelhante ao da Guerra Civil Espanhola.
Em 1931, foi proclamada a Segunda República Espanhola, cujo novo governo não agradava a Francisco Franco, que era defensor do monarquismo. Os atritos de Franco com a Segunda República Espanhola aumentaram quando a coalizão de centro-direita que governava o país foi derrotada nas eleições por uma coalizão de esquerda.
Na década de 1950, no contexto da Guerra Fria, a posição geográfica da Espanha e sua ditadura militar acabaram se tornando estratégica para os Estados Unidos e seus aliados europeus contra a União Soviética. A aliança da Espanha com os Estados Unidos terminou seu isolamento internacional e abriu a economia.
Qual a melhor vaquinha virtual?
Como inserir numeração de página no TCC?
O que colocar no currículo para monitoria?
Como funciona os anúncios no LinkedIn?
Como montar uma empresa de exportação?
Como pagar serviços no exterior?
Como saber protesto em cartório?
O que é uma ferramenta de busca na Internet?
Como impedir alterações no Word?
O que é taxa de registro do veículo?
O que significa 100% no feriado?
Como juntar duas apresentações de slides?