A decisão da Ford de deixar de produzir carros no Brasil e passar a ser apenas importadora de modelos premium, anunciada em janeiro, vai despejar no mercado ao menos 160 concessionárias que fecharão as portas ou vão tentar migrar para outras marcas. A rede Ford tem 283 pontos de venda nas mãos de 138 empresários.
O AutoPapo aproveita, então, para relembrar as 5 fábricas que a Ford operou no Brasil. Atualmente, elas pertencem ao passado: é uma história que se entrelaça à da própria indústria automobilística nacional, bruscamente encerrada no dia 11 de janeiro de 2021. Confira o listão!
A Ford está saindo do Brasil? Não, a montadora seguirá vendendo carros no Brasil em sua rede de concessionárias. Mas não vai mais produzir nenhum deles nacionalmente. Os modelos serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai.
A Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) previu que 1 autorizadas deveriam abandonar a representação da marca até o fim do ano. ... Entretanto, a maior parte delas deve encerrar as atividades só no segundo semestre.
“A Ford estará ativamente presente no Brasil com sua rede de concessionários e continuará honrando a garantia de seus veículos, oferecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição, normalmente, após a garantia”. Os modelos continuam em vendas até que durem os estoques.
Com o agravamento da pandemia e o desabastecimento de peças no Brasil, sete montadoras de veículos decidiram suspender a produção nos próximos dias: Toyota, Nissan, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan, Volvo e Scania.
A decisão foi anunciada no dia 11 de janeiro por meio de um comunicado a imprensa, as principais justificativas reveladas no comunicado para a saída foram a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia do Covid-19.
Todos os carros que a Ford fabricava no Brasil ainda aparecem no site comercial da empresa. Isso porque parte das concessionárias ainda tem unidades à venda. Porém, assim que acabarem os estoques, esses modelos só existirão no mercado de usados.
Uma das consequências naturais do fechamento das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) é o encolhimento da rede de concessionárias. A Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) previu que 1 autorizadas deveriam abandonar a representação da marca até o fim do ano.
Ford Mustang
Ford EcosportFord KaFord EdgeFord Territory
Ford Motor Company/Últimos modelos
A informação vem da agência Bloomberg, que já tinha, no início deste ano, registrado a mesma observação pelo mesmo Bob Shanks. Ele disse, então, que a Ford amargava prejuízo de cerca de U$ 1 milhão diariamente no Brasil. Desta vez, afirmou que perdeu U$ 4,2 bilhões na região desde 2012.
No Brasil, a Ford possui cerca de 280 concessionários e a sustentabilidade da rede foi amplamente colocada em dúvida com a decisão de hoje.
Por que fechamento das fábricas da FORD são ruim para o Brasil? Mesmo com a Ford mantendo a sua operação no país, a decisão de parar de fabricar os veículos têm impacto direto na confiabilidade do consumidor com relação a marca.
No Brasil, cada ponto percentual de participação de mercado representa centenas de milhões de reais em receita para montadoras e rede de concessionárias. Diante dessa premissa, a Ford vem perdendo espaço ano a ano, inclusive no segmento compacto, onde a marca é historicamente forte no país.
O que significa o círculo verde no LinkedIn?
Quais cursos são reconhecidos pelo MEC?
O que rima com a palavra de novo?
Como falar com a central Cencosud?
O que significa capacidade mental?
Dá para congelar caponata de berinjela?
Como bloquear numero privado no xiaomi?
Qual é o pior alimento do mundo?