Sendo honesto e confiável. Evite contar mentiras ou inventar desculpas. Inventar uma história para justificar o atraso pode ser bastante tentador, mas resista — o motivo do atraso não é tão importante quanto deixar claro que você fará tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que o problema se repita.
Não existe compensação por atraso, exceto nos casos em que é utilizado o banco de horas. Então, em situações em que o colaborador chegue atrasado e fique até tarde para tentar compensar, a empresa terá duas situações distintas: Desconto por atraso; Pagamento de horas extras.
10 maneiras de pedir desculpas por chegar atrasados
V.Sª tem chegado atrasado constantemente ao trabalho, sem nenhuma justificativa que nos satisfaça; já foi advertido verbalmente e ainda permanece em seus constantes atrasos; sirva a presente para adverti-lo de que, em caso de se repetirem esses atrasos, lhe será aplicada uma pena de suspensão de _____ dias.
Se o atraso não depender de você, seu supervisor deve entendê-lo. Se o atraso é seu, você não precisa se autoflagelar, mas por favor, desculpe-se e especifique que você vai se certificar de que isso não aconteça novamente. Então, na medida do possível, apóie sua justificativa com evidências físicas.
O que a CLT diz sobre faltas e atrasos: 58 da CLT, estabelece que: Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
Assim, o empregado que injustificadamente falta ou atrasa, ainda que minutos (por exemplo, 11 min.) poderá sofrer o desconto do DSR em seu salário.
Diga “meu comentário não foi legal e entendo o porquê de você estar chateado comigo”. Seja genuíno: esteja seguro de que a desculpa vem do coração. Evite frases prontas como “me perdoe se ficou magoado”. Essa expressão pode parecer rasa demais para quem a ouvir.
-Se desculpe, mas não se explique: ao pedir desculpas exponha a infelicidade do erro e a vontade de não cometê-los no futuro, mas nunca tente explicar um erro, mesmo que não tenha sido diretamente um erro do profissional, mostre que não precisa ficar se explicando e está pronto para “outra”.
Normalmente, nos atrasamos para o trabalho devido a circunstâncias que não podemos controlar, como um filho doente ou um engarrafamento; mas, independentemente do motivo do seu atraso, você precisará comunicar-se de forma aberta e direta com seu supervisor para deixá-lo a par da situação.
Tolerância é um espaço de tempo que determina quanto tempo o funcionário pode atrasar, tempo esse definido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que impossibilita qualquer penalidade, uma vez que esse período não é considerado atraso, entendido?
Explique o que planeja fazer para evitar novos atrasos, descrevendo os passos exatos que pretende tomar a partir de agora, como sair mais cedo de casa ou agendar reuniões com mais cautela. Dessa forma, você mostrará que está concentrado em soluções realistas, em vez de simples desculpas vazias.
Quais são as justificativas válidas para faltar ao trabalho? Escrito na categoria " Legislação trabalhista e MTE " por André M. Coelho.
Como preparar a fórmula para o bebê?
Pode se congelar batata assada?
Como preparar a terra para o plantio de couve-flor?
O que colocar na marmita para congelar?
O que precisa para fazer uma calçada?
Como fazer marmitinha congelada?
Como é preparado o Ágar Sangue?
Qual é a quantidade recomendada por dia de quinoa?
Como fazer frutinha para bebê?
Quais árvores podem ser plantadas no quintal?
Quanto custa para preparar uma suspensão de carro?
Quando devo alimentar as abelhas?
Qual o nome da doença que cai os pelos do corpo?